TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO

Monografias: ATIVIDADE DE COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL – PARTE ESCRITA

QUESTÃO 01. Quais são os elementos que compõem o processo de comunicação? Identifique cada um deles, a partir da teoria estudada na aula 01 da disciplina. (Valor: 0,5)

De acordo com Vanoye (1987, p. 15), são elementos básicos da comunicação:

Emissor: (quem transmite uma idéia, se comunica);

Receptor: (indivíduo ou grupo a quem a mensagem é destinada (público alvo).

Canal: (meio pelo qual a mensagem é enviada);

Código ou Linguagem: (elementos cognitivos em que o emissor ambienta a mensagem para a interpretação pelo receptor);

Contexto: situação ou momento a que a mensagem se refere.

QUESTÃO 02. Fazendo uma leitura crítica da teoria estudada na aula 04, conceitue o termo Comunicação Organizacional. Para isso, utilize referenciais diferentes, mas complementares aos autores trabalhados na aula e proponha um diálogo entre os autores pesquisados. (Valor: 1,0)

[...] comunicação empresarial é a comunicação existente entre a “organização (empresas privadas, empresas públicas, instituições, etc.) e os seus públicos de interesse: cliente interno ou funcionário da organização, fornecedores, distribuidores, clientes, prospects, mídia e a sociedade em geral. (TAVARES, 2007, p. 11)

Para Torquato (1986, p. 59), A comunicação empresarial é um processo mais amplo que o da simples informação, visto que aquela “objetiva provocar atitudes voluntárias por parte dos públicos para os quais a empresa se dirige”.

QUESTÃO 03. Relacionando os conteúdos estudados das aulas 01 a 05 da disciplina, explique como poderia se ocorrer o processo de comunicação oral entre uma organização e seus colaboradores quando sua equipe de gestores desejasse divulgar para o seu chão de fábrica a missão, visão e os valores da organização. Lembre-se de todos os elementos que compõem o processo de comunicação. (Valor: 1,5)

Marcaria uma reunião, onde os gestores convocariam os funcionários para se falar da missão, visão e valores da organização.

QUESTÃO 04. Considerando os seus estudos de Comunicação Interna e a leitura dos textos complementares sobre Endomarketing, na aula 06 da disciplina, fale sobre o papel estratégico da comunicação entre a organização e seus colaboradores. (Valor: 1,0)

Através da comunicação entre a organização e seus colaboradores a organização pode visualizar pontos de insatisfação dos seus colaboradores, bem como pontos onde encontramos falha da organização que desmotiva os colaboradores, também através dessa comunicação podemos encontrar soluções para melhorar a sua produção bem como melhorar o rendimento do trabalhador.

QUESTÃO 05. A partir do estudo das aulas 07 e 08 da disciplina, estabeleça as diferenças entre uma carta comercial e um memorando. (Valor: 0,5)

O memorando é um documento de correspondência (empresarial e governamental) interna utilizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com