TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Dissertações: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP / CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

Pedagogia

História da Educação e da Pedagogia

PROFESSORA- Camila Beltrão Medina

Simone Pereira de Araújo/ Ra 7929692822

Daniele Gomes de Lima/ Ra 415400

Erivânia Samara Silva da Silveira/ Ra 445990

Tatiane Pereira da Silva/ Ra 413982

Danice Romária Rodrigues de Barros\ Ra 447217

JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ

2014

SIMONE PEREIRA DE ARAUJO/ RA 7929692822

DANIELE GOMES DE LIMA/ RA 415400

ERIVÂNIA SAMARA SILVA DA SILVEIRA/ RA 445990

TATIANE PEREIRA DA SILVA/ RA413982

DANICE ROMÁRIA RODRIGUES DE BARROS\ RA 447217

Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de História da Educação e da Pedagogia para obtenção parcial da média no curso de Pedagogia, 2014.1 da instituição universidade Anhanguera-UNIDERP, polo Juazeiro do Norte- CE.

ORIENTADORA: Ivaldirene Pereira Sucupira dos Santos

JUAZEIRO DO NORTE – CE

2014

INTRODUÇÃO

Dizer que somos seres históricos é dizer que somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e mudanças, então transformamos obras hoje, que amanhã será história, todos têm um passado com o qual aprendemos e renovamos o futuro, assim a história vai se formando de geração em geração.

Serão analisados neste trabalho, os principais períodos da educação. Abordaremos ainda como cada período histórico do nosso país contribuiu para educação atual.

Assim nesta disciplina vimos também que a educação mudou muito ao longo dos tempos. Foram os o europeus que deram origem à educação escolar no Brasil, ao substituir a educação difusa das tribos indígenas e, posteriormente, africanas, conhecemos os registros dos primeiros estabelecimentos escolares fundados na época da Colônia, Império e República brasileira e refletimos sobre a memória e a cultura como pertencentes à construção da história humana individual e coletiva, realizando uma pesquisa de forma pessoal e coletiva á uma determinada escola situada no nosso município. A mesma será detalhada no decorrer do trabalho.

“A origem da educação escolar no Brasil - A ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica”

A Contrarreforma chamada também chamada de Reforma católica foi o movimento que surgiu na igreja católica, dizem que foi por causa da reforma protestante. A igreja começou a proibir livros e incentivava a catequese, com as novas religiões, eles reforçaram as ordens do papa sobre os celibatos eclesiásticos, seminários universidades e adotou a vulgata como tradução oficial da bíblia.

A história brasileira tem várias fases complicadas de ser estudada e compreendida, a chegada dos portugueses é uma delas que trouxeram um padrão de educação da Europa, sendo que o povo que já existiam aqui tinham seus conhecimentos e seu próprio modo de fazer educação, há uma história indígena que Orlando Villas Boas disse em uma pesquisa que observava uma mulher que fazia potes de barros, assim que a mulher terminava seu filho que estava do seu lado pegava o pote pronto e jogava no chão quebrando-o. Ela fez isso por sete vezes até que Orlando perguntou o porquê, e ela respondeu – Porque ele quer.

Foi quando os jesuítas chegaram e não só trouxeram a moral e bons costumes, mas principalmente métodos pedagógicos. Esse método durou uns 200 anos e com suas regras de repetições, disciplinas diferentes e modos dinâmicos, fez com que funcionasse por bastante tempo.

No final do Século XVIII e no inicio do Século XIX iniciou-se então a educação no Brasil, a Educação Jesuítica ocorrida neste período entre 1549 e 1570 era comandada por um Padre chamado Manoel de Nóbrega que com seu caráter popular e universal observou a necessidade de transportar saberes aos órfãos Indígenas e filhas de colonos, e para isso foi preciso que Manoel de Nóbrega aprendesse a língua indígena para estabelecer uma aproximação e a doutrinação da fé católica e com isso instituir a língua Portuguesa. Com seu caráter democrático Manoel de Nóbrega era contra a ideia dos Jesuítas se dedicaram a formação das elites coloniais, deixando de lado os grupos populares na qual inseriram uma educação submissa e ao mesmo tempo religiosa de forma passiva, mas, autoritária, castradora e punitiva de educar e avaliar.

O padre Manuel de Nóbrega foi o jesuíta mais atuante e conhecido por suas obras e a fundação do colégio de São Paulo em 1554.

Por volta de 1760 os jesuítas são expulsos do Brasil por Marques de Pombal, pois a educação jesuíta queria propagar sua Fé e a catequização dos indígenas e o Marques de pombal queria apenas comercializar e servir o Estado.

1808 Com a chegada da família real, a educação e a cultura tomaram um novo impulso, com o surgimento de instituições culturais e científicas, de ensino técnico e dos primeiros cursos superiores, como os de medicina nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

“A História da educação escolar no Brasil através de seus principais Estabelecimentos”

A educação ao decorrer dos tempos

PERÍODO COLONIAL

JASUÍTICO POMBALINO JOANINO

1549 Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres jesuítas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com