TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração Da Produção E Operação

Trabalho Universitário: ATPS Administração Da Produção E Operação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.597 Palavras (11 Páginas)  •  1.135 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera como exigência da disciplina Administração de Produção e Operações.

Orientador:

AVALIAÇÃO

__________________________

Prof.

Nota

RESUMO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) é uma metodologia utilizada pela Instituição para aperfeiçoamento no aprendizado, ela auxilia os alunos na prática da matéria aplicada, ajuda também no desenvolvimento do raciocínio direcionado para área administrativa, no trabalho em grupo, para que possamos enfrentar qualquer tipo de situações dentro da empresa. Além de aprofundar o assunto que está sendo aplicado pelo professor, nos direcionando para o melhor entendimento da matéria e principalmente auxiliando na prática de exercícios.

SUMÁRIO

RESUMO 04

INTRODUÇÃO 06

DESAFIO 07

1 ETAPA 1 08

2 ETAPA 2 13

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) para a disciplina de Administração de Produção e Operações é de extrema importância, pois nos auxilia dentro da matéria aplicada, sendo que o que foi aprendido em sala de aula pode ser colocado em prática na ATPS, auxiliando e abrangendo o conhecimento de cada aluno, para que assim o conteúdo aplicado possa ser mais bem absorvido.

Esta ATPS será composta por etapas as quais nos deixa a par dos principais conceitos de Administração da Produção e Operações. Colocando em prática como esses conceitos são aplicados no dia-a-dia dentro de uma organização. Onde podemos citar: Just-in-time; tecnologia de grupo; consorcio modular; células de produção; desdobramento da função qualidade; sistemas flexíveis de manufatura; comakership e manufatura integrada de computador. Mais adiante temos foco no Conceito de Consórcio Modular sendo aplicado na empresa Volkswagen.

DESAFIO

O desafio deste trabalho e colocar o aluno em contato com as práticas relacionadas aos temas estudados, de forma que o mesmo possa desenvolver um estudo de caso na empresa escolhida pelo grupo. Como resultado, o grupo irá elaborar uma apresentação em forma de seminário contendo todos os assuntos estudados nesta ATPS, tal como os levantamentos realizados na empresa pesquisada. O grupo deve fazer a apresentação conforme o cronograma elaborado pelo professor da disciplina. O foco desta apresentação será o estudo de caso da empresa de cada equipe.

A função Produção, ou somente produção, trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e prestam serviços. A criação de bens e serviços é a principal razão da existência de qualquer empresa. Qualquer organização possui uma função produção, porque produz algum tipo de bem ou serviço, seja ela grande ou pequena, de manufatura ou serviço, pública ou particular, que visa lucro ou não (SLACK et al., 2009).

Atualmente, a maioria das empresas produz bens ou serviços e para isso utiliza conceitos da administração da produção e serviços; portanto, este trabalho é de suma importância para que os alunos coloquem em prática os conceitos estudados no conteúdo.

1 ETAPA 01

1.1 Aula-tema: Administração de Produção e Operações.

Essa atividade é importante para que você identifique as principais funções da administração da produção, bem como a evolução histórica e conceitos relacionados. Esta etapa tem o propósito de colocar o aluno em contato com os principais conceitos do assunto, de forma a aplicá-los na prática.

Espera-se, ainda, que o confronto da teoria com a prática leve os alunos a assimilarem os conceitos iniciais da administração da produção e a identificarem a ligação da disciplina com as demais áreas da administração.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

1.2 PASSO 01

Pesquisar, na bibliografia padrão - PLT e em outras fontes disponíveis na biblioteca de sua unidade, a evolução histórica da administração da produção desde a revolução industrial até os dias de hoje. Retomar os principais conceitos sobre Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership; Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada.

Elaborar uma síntese de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com