TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Métodos de gestão de pessoal

Seminário: ATPS Métodos de gestão de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 8

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:  em papel branco, formato A4;  com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;  fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;  espaçamento de 1,5 entre linhas;  se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;  com capa, contendo:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do Tutor a Distância da disciplina;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.  .

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

CST em Gestão de Recursos Humanos – 3ª Série - Técnicas de Administração de Pessoal

Waldemar Bellia Junior

Pág. 3 de 7

DESAFIO

A equipe elaborará um Plano de Trabalho para Departamento de Pessoal que contenha todos os procedimentos práticos obrigatórios exigidos na Administração de Pessoas, como: cálculos de Folha de Pagamento, Décimo Terceiro Salário, Férias e Rescisão de Contrato. É importante salientarmos que o desafio proposto fará com que você demonstre suas competências para atuação em uma área apaixonante dentro de Recursos Humanos (RH). É comum observarmos, nos anúncios de emprego, sempre a solicitação de “experiência” na Administração de Pessoal. A Administração de Pessoal é uma área que detém todas as informações dos colaboradores, e que, todos os meses, prepara os demonstrativos dos valores que o colaborador irá receber. Enfim, você fará parte de uma área da organização que cuida das pessoas, do capital humano, dos talentos, e que é, sem dúvida alguma, o elo entre os colaboradores e a empresa.

Objetivo do Desafio Produção de um Plano de Trabalho para Departamento de Pessoal.

ETAPA 1

Esta atividade é importante para que você compreenda os procedimentos para admissão de um colaborador nas organizações. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Elaborar uma relação dos principais documentos exigidos para admissão de um colaborador, nas organizações. Para tanto, verificar os aspectos legais do que pode ser pedido ao futuro funcionário. Recorrer à bibliografia indicada desta disciplina, assim como a sites relacionados à área de Recursos Humanos. Essa relação irá compor o relatório final que será postado para avaliação.

Passo 2 (Individual)

Ler o artigo indicado a seguir:

 VAILATTI, Alexandre. Administrador de pessoal e RH: O valor da profissão. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/4466/administrador-de-pessoal- e-rh-o-valor-de-uma-profissao.html>. Acesso em: 9 out. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Pesquisar sobre os principais tipos de contrato de trabalho (Experiência, Contrato por prazo determinado e Contrato por prazo indeterminado). Recorrer a livros, na biblioteca do Polo de Apoio Presencial e a sites na Internet.

CST em Gestão de Recursos Humanos – 3ª Série - Técnicas de Administração de Pessoal

Waldemar Bellia Junior

Pág. 4 de 7

Passo 4 (Equipe)

Produzir um relatório contendo a relação dos principais documentos que as organizações exigem na contratação do colaborador, assim como um modelo de cada contrato citado no Passo 3. Este relatório deve seguir o item Padronização desta ATPS e deve ter, no mínimo, quatro páginas e, no máximo, sete páginas. Finalizar o arquivo e reservá-lo para compor o relatório final que será postado para avaliação.

ETAPA 2

Esta atividade é importante para que você conheça as diversas tabelas que são utilizadas no processamento da Folha de Pagamento e no cálculo do recolhimento dos encargos sociais nas empresas. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Elaborar uma tabela de vencimentos e descontos dos principais eventos utilizados em uma Folha de Pagamento, com as respectivas incidências de FGTS, INSS e IR, no padrão e modelo a seguir. As incidências poderão ser pesquisadas nos sites indicados no próximo passo.

Siglas FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. IR – Imposto de Renda.

Passo 2 (Equipe)

Pesquisar, nos sites indicados a seguir, as tabelas relacionadas, que serão utilizadas no decorrer da ATPS, para os diversos cálculos. Observar que as mesmas devem estar atualizadas. • Tabela de salários de contribuição e valores do salário de contribuição e salário- família. • Tabela Progressiva para o cálculo mensal do Imposto de Renda de Pessoa Física para o exercício atual. • Tabela de horas para leitura e cálculo (conversão de minutos para o sistema centesimal).

Sites indicados para pesquisa

 Ministério da Previdência Social. Disponível em: <http://www.previdenciasocial.gov.br/>. Acesso em: 9 out. 2012.

EVENTOS INCIDÊNCIAS

CÓDIGO VENCIMENTOS INSS FGTS IR 001 SALÁRIOS S S S

CST em Gestão de Recursos Humanos – 3ª Série - Técnicas de Administração de Pessoal

Waldemar Bellia Junior

Pág. 5 de 7

 FGTS - Caixa Econômica Federal. Disponível em: <http://www.fgts.gov.br/empregador/valor_do_deposito.asp>. Acesso em: 9 out. 2012.

 Ministério da Fazenda. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/>. Acesso em: 9 out. 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com