TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau

Seminário: ATPS: recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Seminário  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

O recrutamento de pessoal, para Milkovich e Boudreau (2000), é um segmento do setor de recursos humanos que busca candidatos com o perfil esperado pela empresa para ocupar vagas na organização, sendo uma atividade de responsabilidade do sistema de Administração de Recursos Humanos que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização, objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no atendimento aos clientes internos da empresa.

Para Marras (2000), a seleção de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de Administração de Recursos Humanos, que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo setor de recrutamento para o atendimento das necessidades internas da empresa.

A dinâmica de grupo é mais uma etapa do processo de seleção que avalia as questões de comportamento do candidato diante dos demais concorrentes. Nesse processo, não são analisados conhecimentos técnicos, mas a capacidade de expressar idéias e integrar-se. O objetivo é avaliar o desempenho do candidato e como desenvolve o trabalho em grupo, verificar algumas habilidades que são necessárias para o preenchimento da vaga.

Considera-se Pessoa Qualificada, a que executa com perícia, todas as tarefas e operações de sua ocupação, mediante um sistema de formação, tais pessoas devem possuir conhecimentos tecnológicos, que lhe permitem resolver os problemas de seu trabalho, devem ter por fim, elevada capacidade de julgamento.

Neste trabalho irei elaborar uma proposta de contratação de um Analista de Recursos Humanos e justificar a importância de se contratar esse profissional de RH.

Desenvolvimento

Recrutamento e Seleção- Conceito

Recrutar e selecionar nada mais é que perceber situações favoráveis à empresa, no sentido de admissão de pessoal. Para os autores, é no recrutamento que buscamos os profissionais com potencial para cada área e na seleção, onde de fato devemos fazer a acertada distinção entre os melhores indivíduos para preenchimento das vagas. Recrutar e selecionar pessoas no mercado, é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância, esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e essa tem que estar preparada para assumir esse desafio.

Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos - Conceito

Segundo o texto, “Mercado de trabalho” é a relação entre a oferta de trabalho (vaga) e a procura de trabalhadores, e o conjunto de pessoas e/ou empresas que em época e lugar determinados, provoca o surgimento e as condições dessa relação.

Ficar atento ao mercado de trabalho é fundamental para quem está pretendendo investir em uma profissão, em uma carreira. Entender o que se busca num profissional atualmente, as novas regras de trabalho, as relações de competição, as exigências da globalização, tudo isso faz parte da compreensão global da expressão “mercado de trabalho”.

A rapidez com que o mundo caminha é tal que parece impossível acompanhar todas as mudanças no mercado. Independentemente da profissão que você escolher, é importante que saiba que hoje em dia o profissional com chance de sobressair é aquele que se mantém atualizado através de leitura de livros, jornais e revistas (cultura geral), que saiba informática, estude línguas inglesa e espanhola, seja uma pessoa dinâmica e aberta ao aprendizado. Esta é a base para um futuro promissor.

“Mercado de Recursos Humanos”: Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentem vagas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com