TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adam Watson Questionário

Artigo: Adam Watson Questionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido

Adam Watson – “ A evolução da sociedade internacional”

CAPÍTULO 17

1.

“O século XVII assistiu ao efetivo estabelecimento de uma Europa de Estados legitimamente independentes que se reconheciam uns aos outros como tais. (...) cada Estado, especialmente aqueles mais poderosos, sentia-se obrigado a levar em conta as ações dos demais.” (Watson, p. 257).

“Eles reconheciam que, uma vez que as limitações medievais haviam desaparecido ou haviam se tornado irrelevantes, novas regras e procedimentos eram necessários para regular suas relações.” (Watson, p.257).

Levando em conta as afirmações de Adam Watson, identifique o momento ao qual o autor se refere, caracterize-o, e aponte as mudanças dele decorridas na configuração do sistema internacional.

2.

Discorra sobre as semelhanças e diferenças existentes ao analisarmos Vestifália como evento, como idéia, como processo ou como ponto de inflexão normativo.

3.

“O conceito de Richelieu de raison d’État no exterior era quase que a imagem invertida de sua política interna. Ele entendia que o bem-estar do Reino de França e dos súditos do rei, (...) também exigia a eliminação das ameaças estrangeiras representadas pela capacidade da família Habsburgo de ditar a lei na Europa, embora o poder dos Habsburgos fosse legítimo e católico.” (Watson, p. 259).

Richelieu inaugura a idéia de separação entre Razão de Estado interna e externa. Como ocorre tal separação e quais as conseqüências dessa para uma nova ordem mundial que surge nesse momento?

Qual a grande diferencao que richelieu trouxe (religiao).

Razao de estado interna eh fundada por direito e deveres entre o soberano e os suditos. No SI, o Estado age somente em dever de seus interesses.

4.

Vestifália é considerada por muitos estudiosos como marco inaugurador de uma nova ordem mundial. Caracteriza as principais mudanças ocorridas após o tratado, e quais dessas características podem ser vistas hoje no Sistema Internacional contemporâneo.

CAPÍTULO 21

1.

A partir do texto lido, podemos afirmar que Razão de Sistema não exclui Razão de Estado. Explique.

2.

“As cinco potências não confiavam umas nas outras para intervir unilateralmente (...) mas nos casos em que concordavam em agir juntas, ou pelo menos aquiesceram em agir após consulta, elas puderam exercer coletivamente uma hegemonia difusa que nenhuma concordaria em que outra exercesse sozinha.” (Watson, p. 336).

Qual o objetivo de se erigir uma ordem baseada na hegemonia de cinco potências? Quais os pontos positivos e negativos dessa ordem?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com