TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Finaceira E Orçamentaria

Casos: Adm Finaceira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1

As decisões empresariais em muito são tomadas em virtude dos mais variados modelos adotados pela administração, notadamente quando amparados por teorias aprimoradas tecnologicamente e testadas no mundo dos negócios.

Para entender melhor tais teorias, as empresas que buscam sua formação econômica em mercados voláteis e elevada concorrência, com certeza terão de se adaptarem aos modernos conceitos de controladoria e administração, segmentos importantes para o sucesso de qualquer empresa no modelo atual e adotado no mundo como um todo.

O direcionamento estratégico das empresas deve se voltar para tomar algumas decisões, as quais são imprescindíveis à sua permanência no mercado, a citar as principais atividades de uma empresa, que são – os seus financiamentos; a realização dos investimentos; e a condução de suas operações. Tais atividades formam o corpo da empresa, sobretudo quando discutimos a saúde financeira da corporação, como também, e talvez o mais importante, a de sua gestão.

Quando de fala em "fontes de financiamentos", estamos tratando da busca no mercado de recursos, sejam para curto prazo (caixa, aplicações financeiras, duplicatas, estoques e outros), ou de longo prazo (imóveis, equipamentos, veículos, participações e outros), os quais são importantes para influenciar as decisões empresariais, sobretudo para atingir os seus objetivos estratégicos.

Diante de tal cenário, a empresa precisa de firmar no seu mercado de atuação, mas amparada através de controles contábeis e financeiros, estes modernos e atualizados tecnologicamente, visando enfrentar os desafios naturais que o próprio mercado impõe.

Nesta linha de pensamento, podemos destacar três importantes demonstrativos financeiros disponíveis no âmbito da controladoria, que são: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC).

O Balanço Patrimonial é a fotografia da empresa em um determinado período, o qual alcança os seus ativos e passivos, como também o patrimônio líquido da empresa, variáveis que publicam os investimentos e financiamentos empresariais, enquanto a Demonstração do Resultado do Exercício agrega informações sobre as receitas e despesas operacionais, a venda de bens e serviços. No tocante ao Demonstrativo do Fluxo de Caixa, informa o fluxo líquido do caixa da empresa, o qual se relaciona com as atividades operacionais, notadamente a entrada e saída de recursos voltados ao cumprimento de suas principais atividades, já acima destacadas (financiamentos, investimentos e operações).

Sendo assim queremos, portanto, ampliar os conhecimentos a respeito dessas importantes ferramentas de controle gerencial, que são os demonstrativos financeiros, estes muito importantes para o sucesso empresarial, seja qual for o mercado de sua atuação, mas estando a gestão pautada pelos princípios básicos da administração e de controladoria, não temos dúvidas de que haverá um crescimento sustentável de sua participação nos diversos cenários mercadológicos (Ex. local, regional e mundial).

Ler o artigo publicado em congresso pela universidade federal do mato grosso do sul elaborado pelos autores renata gama, guimaro moura e osmar Francisco de oliveira. Acesso em 28 abr.2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com