TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Finaceira E Orçamentara

Ensaios: Adm Finaceira E Orçamentara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  3.993 Palavras (16 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 16

Pólo: Araguaína- To

Curso: Administração 6º período

Disciplina: Administração financeira e orçamentaria

Professor Presencial: Joel Augusto Luz

Professor (EAD): Manoel Luiz Palmeiras

Araguaína TO, 03 de setembro, 2013

RESUMO

A administração financeira pode ser definida, segundo afirma o pesquisador Sanvicente, como “um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das performances administrativas da corporação” (SANVICENTE, 1989, p. 44).

Para que se obtenham bons resultados, é imprescindível uma administração financeira eficiente e organizada.

Isso se explica porque, por meio de uma boa administração, é possível que os gestores tenham ciência da real conjuntura em que se encontra a corporação, possibilitando mudanças e mantendo os aspectos positivos.

Isso porque uma clareza nos dados administrativos e financeiros da empresa dá margem a uma correta avaliação, além de ajudar no planejamento para melhorar os resultados da empresa.

INTRODUÇÃO

Ao longo do tempo a administração financeira vem desenvolvendo todo seu sistema para que se torne mais eficaz e ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças. Podemos analisar que a administração financeira representa quanto o administrador financeiro possui de responsabilidade numa organização, onde as principais atividades desempenhadas pelo mesmo podem ser bem diferenciadas tais como: administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento, captação de fundos, planejamento financeiro e orçamento.

Além disso, a função financeira abrange numerosos outros aspectos, além do indicado até agora. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de um certo cálculo financeiro.

A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças em vários conceitos do processo administrativo.

ETAPA-01

1.1PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E À INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.

Um dos aspectos importantes do Planejamento da Administração Financeira é a interferência com a moeda que, sendo um ativo, uma forma de aplicação dosrecursos dos indivíduos, é um bem que possui o seu próprio mercado, oferta, demanda e preço. Ela também pode ser descrita como um conjunto de bens financeiros (papel-moeda, depósito bancário, cheque de viagem, etc.) com a característica especial de poder ser utilizado para transações entre outros bens, permitindo ao seu detentor maior poder de decisão sobre seus recursos com relação ao espaço e tempo. Seu uso generalizado gerou consenso a respeito das funções que a moeda deve exercer: como intermediário de trocas, unidade de conta ou medida de valor e como reserva de valor.

A função de intermediário de trocas permite a superação da economia de escambo e a passagem para a economia monetária. Essa característica dá à moeda a condição de funcionar como intermediário prático para as transações econômicas, facilitando a aquisição de bens entre os agentes.

É a função por excelência da moeda, permite que se realizem trocas indiretas entre bens e serviços, ou seja, que haja separação entre a compra e a venda. A moeda suprime a exigência de dupla coincidência de desejos.

A utilização generalizada da moeda implica planejamento financeiro, onde a moeda serve como denominador comum, pois todos os bens e serviços podem ser expressos em relação a ela. Em decorrência dessa função da moeda, ao longo do tempo tornou-se possível realizaçãode vários desejos. Que a sua contabilização em atividade econômica como a contabilidade, cálculos de agregados de produção, consumo, poupança, investimento e outros fluxos econômicos, exige um planejamento financeiro.

Ainda segundo a função exercida pela moeda é a que decorre da particularidade de servir como reserva de valor, desde o momento em que é recebida até o instante em que é gasta por seu detentor. O indivíduo recebe a moeda por uma transação, não precisa gasta-la, pode guardá-la para uso posterior, isto significa que ela serve como reserva de valor. Para que bem cumpra esse papel, é necessário que tenha valor estável, de forma que quem a possua tenha ideia precisa do quanto pode obter em troca. Se a economia estiver num processo inflacionário, o valor da moeda vai se deteriorando, fazendo com que essa função não se cumpra.

O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.

Para Zdanowicz (2001, p. 13) “o planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com