TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Adm Finaçeira E Orçamentaria

Trabalho Escolar: Atps De Adm Finaçeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ADIMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Anápolis, 13 de agosto de 2013

INTRODUÇÃO

O vasto conhecimento sobre as funções, o papel, os objetivos, as áreas de decisões na administração financeira é de fundamental importância na gestão das empresas. É preciso conhecer o mundo das finanças, para isso se faz necessário aprofundar o conhecimento através da pesquisa, para facilitar o entendimento sobre o assunto afim de que o administrador financeiro faça as melhores decisões nas empresas.

Nesta ATPS abordaremos os assuntos o que é administração financeira e sua importância para as organizações, os três diferentes tipos de sociedades, detalhando as características de cada uma, bem como, as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas. Abordaremos o assunto o valor do dinheiro no tempo e também o assunto risco e retorno, apresentando a relação entre risco e retorno, mesuraremos o risco e o retorno e apresentaremos funcionalidade do CAPM – Modelo de Precificação de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado.

1.1 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A administração financeira visa a uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos, de modo geral, escassos. Por isso, todos os aspectos de uma empresa estão sob a ótica da administração financeira. SILVA (2008 – p. 4) “... necessitamos de uma visão completa dos negócios. As atividades das empresas mudaram muito em decorrência de avanços extraordinários na área de tecnologia de informação e na globalização dos negócios.”

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Podemos definir:

• Finanças: aplicação de uma série de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa e do valor das suas ações.

• Maximizar riquezas: contribuição para o valor da empresa pela seleção daqueles investimentos que possuem a melhor compensação entre risco e retorno.

O administrador financeiro deve preocupar-se com três tipos de questões:

• Orçamento de Capital: planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. O administrador financeiro procura identificar as oportunidades de investimento onde o valor para a empresa é superior a seu custo de aquisição

• Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa.

• Administração do Capital de Giro: ativos e passivos circulantes de uma empresa.

Por fim, podemos dizer que a administração financeira tem três objetivos básicos:

• Manter a empresa em permanente situação de liquidez. Uma empresa apresenta boa liquidez quando seus ativos e passivos são administrados convenientemente.

• Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos

• Assegurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.

Para tanto, devem tomar algumas decisões financeiras, tais como:

• Investimentos: avaliação e escolha de alternativas de aplicação de recursos nas atividades normais da empresa.

• Financiamentos: definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composição dos investimentos.

• Destinação do lucro líquido: também conhecida como política de dividendos se preocupa com a destinação dada aos recursos financeiros que a própria empresa gera em suas atividades operacionais e extra-operacionais.

1.2 - Formas de Organização de Negócios

Há três tipos principais de organizações de negócios: firma individual, sociedades por cotas e sociedades por ações.

1.1 - O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO

O primeiro pilar das finanças é o valor do dinheiro no tempo. As decisões financeiras envolvem custos e benefícios que estão espalhados sobre o tempo. Tomadores de decisões financeiras, na família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com