TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agenda para o século XXI

Seminário: Agenda para o século XXI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Seminário  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade o fortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento,combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92, reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos,deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias.

A Agenda 21 apresenta como um dos principais fundamentos da sustentabilidade ofortalecimento da democracia e da cidadania, através da participação dos indivíduos no processo de desenvolvimento, combinando ideais de ética, justiça, participação, democracia e satisfação de necessidades. O processo iniciado no Rio em 92, reforça que antes de se reduzir a questão ambiental a argumentos técnicos, deve-se consolidar alianças entre os diversos grupos sociais responsáveis pela catalisação das transformações necessárias

Assim, ele define o conceito de ética como uma ciência prática e que tem como objetivo uma ação que visará o bem de todos os homens na polis. Desse modo, ao constituir o campo de atuação, o indivíduo ético se insere em um ambiente social, político, sendo que o bem de cada indivíduo social corresponde em realizar o bem para todos. Ele justifica essa sociabilidade humana como expressão do desejo que cada indivíduo tem, no sentido de perpetuar-se e defender-se das forças externas, preservando assim a própria vida. É bom frisar que, para Aristóteles, não é da natureza humana viver isoladamente, ou seja, o homem é um anual social por natureza.

Portanto, ética e política estão associados intrinsecamente e na introdução da obra A Política, o filósofo é apresenta nitidamente esta sua convicção, ao afirmar que “todo o Estado é uma sociedade, a esperança de um bem, seu princípio, pois todas as ações dos homens têm por fim aquilo que consideram um bem”

Por falar justiça, ela pode ser dividida em duas partes: a distributiva ( ligada á partilha dos seus bens econômicos) e a participativa (referente ao exercício do poder político). A cidade justa assegura para a população o direito a vida.

Portanto, o administrador do presente, em sua ação profissional, deve constituir uma nova mentalidade, balizando sua ação no sentido de equilibrar o progresso econômico, fruto do seu exercício profissional, mas que considere o desenvolvimento social, seja através de ações diretas, como o apoio a projetos em comunidades carentes ou no relacionamento correto com outros profissionais ou até mesmo de forma indireta, através de uma conduta reta, servindo de “modelo” para a prática dos demais indivíduos.

Hoje em dia as organizações precisam ser atenciosas não só as suas responsabilidades econômicas e legais. Mas também em suas responsabilidades éticas, morais e sociais. Valores morais dizem respeito a crenças pessoais sobre o comportamento eticamente correta ou incorreto, quando em parte do próprio individuo quanto me relações aos outros. A moral pode ser vista como um conjunto de valores e regras de comportamento que as coletividades sejam elas nações ou grupos sociais ou até mesmo organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com