TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alexander Costa

Bibliografia: Alexander Costa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Bibliografia  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

1. Alexandre Costa

2.  A trajetória empreendedora de Alexandre Costa começou vendo a mãe, Vilma Costa, na venda de produtos porta a porta, como produtos da Avon. Em 1984, sua mãe resolve diversificar a atuação com o consumidor produzindo bombons, porém sem êxito. Três anos depois, Costa retoma a ideia de vender chocolates no modelo porta a porta. Em 1987, aos 17 anos, o jovem já havia prosperado e distribuía ovos artesanais e trufas em padarias, lanchonetes e mercados de São Paulo.

3.  Nos anos 90, o direcionamento passou para grandes varejistas e, junto, veio um dos maiores problemas da trajetória do empreendedor: a falência de um dos seus maiores clientes, o Mappin. Após isso, Alexandre Costa precisou reinventar seu modelo de negócios e lançou a venda por catálogo. Abandonou a faculdade de Administração no terceiro ano para se dedicar aos negócios.

4.  Com o grande sucesso da venda de chocolates por catálogo, Costa resolve investir em sua marca, a Cacau Show. Em seu início, a fábrica sediada no Bairro Casa Verde, São Paulo, no prédio dos negócios da família contava com uma estrutura de 12 m². Obteve grande demanda e expandiu a fábrica, chegando ao ponto de Costa ter de comprar toda a estrutura predial da empresa de sua família e ainda alguns terrenos da vizinhança, totalizando 5 mil m².

5. 2001: Cacau show adquire a primeira máquina para fabricar o própriochocolate.- Abre a primeira loja especializada e padronizada da Cacau Show, noShopping de Suzano (SP).2002: Já são 18 pontos de venda padronizados com a marca CacauShow.2003: O número cresce para 46 lojas eno ano seguinte a empresa passa a atuar no sistema de franchising.2004: A empresa passa a atuar no Sistemas de Franquias,- Passa a atuar com 230 lojas, tornando a Cacau Show a maior rede delojas de chocolates finos do Brasil.

6.  Impossibilitado de expandir a área estrutural de sua industria, em 2006 Costa compra um terreno com 72 mil m² em Itapevi, São Paulo. Constrói inicialmente uma estrutura fabril de 17 mil m². Sem a contratação de empreiteira, Costa decide ele mesmo supervisionar a expansão da loja para 36 mil m², economizando assim mais de 4 milhões de reais. Atualmente, a fábrica possui 55 mil m² e produz mais de 14 mil toneladas de chocolate por ano.

7.  Costa percebeu a lacuna no mercado consumidor de chocolates, visto o alto preço praticado pelas grandes marcas, tais como Kopenhagen. A Cacau Show cresceu e se firmou no mercado ao explorar um nicho até então esquecido pela concorrência e em grande expansão no Brasil, as classes C e D, sendo as lojas e embalagens semelhantes às das marcas de primeira linha seu ponto forte.

8.  Costa aliou um certo ar de sofisticação a um preço mais baixo - em média um quarto do que cobra a Kopenhagen. A Cacau Show preencheu o vácuo entre a Kopenhagen e as marcas artesanais, que até são mais baratas, mas não têm apresentação atraente. Desde 2005, a Cacau Show consegue atender a maioria dos franqueados em dois dias, enquanto os concorrentes levam até duas semanas.

9.  Atualmente, há 23 anos no mercado, a Cacau Show conta com mais de 1100 loja, ultrapassando a marca americana Rocky Mountain e se torna a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. A Cacau Show segue trabalhando e investindo para inovar e levar aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com