TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Das Fases Da Educação Inclusiva

Tese: Análise Das Fases Da Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Tese  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Negligência/Exclusão:

Nessa fase a sociedade não aceitava qualquer pessoa ‘imperfeita’.

Assim, as pessoas que não correspondiam ao padrão de beleza e de corpo e, que possuíssem algum tipo de deficiência, seja física ou mental, eram abandonadas ou mortas, pois eram consideradas sub-humanas.

Os portadores de deficiência, na idade média, já eram considerados seres com almas, porém ainda eram excluídos da sociedade e até mortos, pois tinham a deficiência como algo sobrenatural, até mesmo demoníaco, pois faltavam a razão e a perfeição. Muitos foram vítimas da inquisição, mas alguns eram acolhidos por instituições de caridade a fim de salvar suas almas.

Institucionalização:

Com Ciência avançando, a deficiência passou a ser considerada uma doença, porém contagiosa e, consequentemente um risco a sociedade.

As pessoas continuavam a ser excluídas, mas dessa vez dentro de hospitais psiquiátricos e em algumas instituições de caridade. Nessa época o sobrenatural é substituído pelo científico.

A sociedade cientifica começa a se interessar pela ‘doença’ do deficiente mental, e percebe que é preciso de um estudo de várias áreas para entender essa ‘doença’, e compreende a necessidade dessas pessoas serem inseridas na coletividade.

Criação de serviços educacionais:

Quando a deficiência deixou de ser vista como doença e, passou a ser aceita como um estado ou condição surge às primeiras iniciativas oficias e particulares no atendimento as pessoas com necessidades educacionais especiais.

Só após as duas guerras mundiais que ocorreu a proliferação das escolas especiais. Por conta da guerra muitas pessoas ficaram debilitadas e foram mutiladas, com isso as escolas estavam atendendo a uma necessidade social, o que fez com que diminuísse a diferença entre as pessoas com e sem deficiência.

A cidade que teve as primeiras instituições fundadas a respeito da educação especial foi Paris, em 1770, uma escola para surdo-mudo, e em 1784 uma escola para cegos.

No Brasil, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) foi fundada em 1957. Em 1973 o Decreto 72.425 criou o Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), constituindo o primeiro plano nacional para educação especial, a intenção era inserir essas pessoas na comunidade transformando-as em não deficientes.

Fase Atual:

Muitas escolas já trabalham com o conceito de escola inclusiva. Em 2003 o Ministério da Educação, cria o programa educação inclusiva, transformando os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, com o objetivo de colocar os alunos portadores de deficiências nas classes comuns do ensino regular.

Em 2007 surgiu o decreto 6.094, instituindo diretrizes para o compromisso de todos pela educação. Porém ainda há muito que fazer, tanto para os portadores de deficiência, quanto para os professores que devem ajudar esses alunos especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com