TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Portugues

Tese: Análise Portugues. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Você sabia que o Português também é a língua oficial de outros países?

O Português é a língua oficial de Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e outros países. Porém, possui algumas variações, de acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.

Mas afinal qual é a diferença entre linguagem e língua?

Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.

Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

Você sabia que a variação padrão, ou norma culta, é a forma de se comunicar das pessoas que têm mais prestígio social, das que possuem um nível maior de escolaridade?

É a forma de comunicação das pessoas que são mais respeitadas na sociedade. Daí a maioria não querer ter a mesma forma de falar das pessoas que têm pouco prestígio social.

A língua nos possibilita organizar frases, textos, utilizando os elementos que conhecemos dessa língua. Porém, a norma social não permite que sejam feitas todas as combinações possíveis; ela impõe limites. Em outras palavras, tudo se pode, mas nem tudo se deve.

Resumindo...

Estudamos nesta aula a linguagem com finalidades comunicativas ― como informar, expressar ideias, opiniões ou simplesmente manter o contato com o interlocutor ―, e vimos que existe uma relação entre a linguagem, suas funções e o contexto em que se realiza, formando o objetivo, o veículo, o público alvo e a situação social.

Na aula anterior falamos sobre os contextos formais e informais na linguagem e nesta aula vamos tratar da forma como construímos os textos de acordo com cada situação.

Por que precisamos falar sobre isso?

Devemos estudar este assunto simplesmente porque não nos expressamos de uma forma única, não é mesmo? Se precisamos nos adequar a cada situação, consequentemente nosso discurso também deve se adequar.

No vídeo anterior, você assistiu a uma entrevista que surpreendeu pela total inadequação entre o que é perguntado e o que é respondido. E, para evitar situações como essa, devemos dominar o conteúdo que será trabalhado nesta aula.

Chegamos ao final da aula 2...

Concluímos que tanto a coesão quanto a coerência são aspectos fundamentais que constituem um texto, pois, do contrário, sem a existência deles, a unidade necessária não será mantida e não teremos o texto propriamente dito.

É graças à coesão, por exemplo, que conseguimos compreender um texto com mais facilidade. Se, quando lermos, identificarmos os chamados elos coesivos, que nos remetem a formar a sequência de ideias e as mensagens que vão construindo o sentido do texto, conseguiremos entender a mensagem com muita mais clareza e rapidez.

Outro aspecto importante visto nesta aula é o entendimento do conceito de hipertexto, elemento cada vez mais comum nos textos e bastante presente como forma de hiperlink.

Quadro das principais relações sintático-semânticas

Classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com