TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de "projeto de educação política"

Tese: Análise de "projeto de educação política". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ANÁLISE DO “PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO” DA ESCOLA LUIZ SIMPLÍCIO DE ANDRADE SEGUNDO INDICADORES DE HELOÍSA LUCK

SÃO PAULO / 2013

ANÁLISE DO “PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO” SEGUNDO INDICADORES DE HELOÍSA LUCK

A ESCOLA:

A EMEI Luiz Simplício de Andrade esta localizada no Município de Carapicuíba. Ela tem três anos de existência atendendo 418 crianças que se localizam na comunidade de Vila Olivina.

A Escola atende Crianças de 0 á 5 anos oferecendo o curso de educação Infantil. A escola não possui coordenadora apenas Diretora.

O Projeto Politico Pedagógico, assim como o currículo da escola são “construídos” e “utilizados” de forma burocrática pela Diretora sem qualquer participação da equipe de professores da escola.

INDICADORES:

Liderança educacional - Entender o dirigente como um líder, e não como um controlador, em que estimulem os professores e os funcionários da escola, pais alunos e comunidade, com o intuito de criar um ambiente escolar positivo.

No PPP:

Este indicador não pode ser observado no PPP, ele se confere através da convivência diária, através da observação da gestão de relações que o gestor faz ou não.

Algo que acredito contribuir para que a Liderança possa realizar este trabalho e que podemos encontrar no PPP são os valores e premissas da escola. A escola tem por principal valor a Ética e o respeito aos outros.

Com tudo pude observar por um tempo a escola conversando com a Diretora percebi que a mesma trabalha para que a escola tenha um ambiente harmonioso, o que se pode perceber ao observar as relações na escola. Tanto dos profissionais uns com os outros como dos professores com as crianças.

Percebi que os profissionais da escola e os pais tratam a diretora com muito respeito e ela retribui garantindo que a escola inteira funcione da mesma forma e assim cumpra o ideal da escola.

Flexibilidade e autonomia - Busca mudar a concepção de uma administração escolar nos moldes rígidos, mas sim ações que visem à melhoria da qualidade de ensino e essas ações possam e deve ser desenvolvida para a comunidade externa e interna a escola.

No PPP:

Ao observar o PPP pude encontrar relações com este indicador no Plano de Ação da escola. Infelizmente o que pude encontrar no PPP não coincide com o indicador proposto por Heloísa, pois as ações propostas se pautam em processos sistemáticos que engessam o professor a uma determinada forma de trabalhar sem liberdade e abertura para desenvolver com sua turma os projetos que surgem.

No PPP pude encontrar alguns projetos que a escola desenvolve em parceria com instituições vizinhas. Essas parcerias se dão principalmente nos festejos, a Festa Junina e a Festa da Primavera. Essa ação que envolve a comunidade externa parte muito mais da Diretora do que das necessidades e demandas de aprendizagem dos alunos. Pude perceber isto pois a diretora me disse que ela que monta os projetos.

Apoio da comunidade - As escolas eficazes apresentam um elevado espírito de integração com a comunidade a fim de construir uma gestão democrática e participativa, interagindo a comunidade e o pessoal da escola.

No PPP:

ARRAIÁ URBANO

1 JUSTIFICATIVA

Já é tradição, todos os anos, em junho, os festejos de santo Antônio, são João e são Pedro. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema, que é de grande agrado das crianças. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse das crianças. Este tema vai construir uma rica oportunidade para a professora desenvolver o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro.

2 OBJETIVO

Aproximar os pais e familiares da escola é um dos principais objetivos deste projeto. Fazer com que os pais compreendam que a escola é um lugar deles e que deve ser cuidada e zelada por eles. Aproximar os pais do processo de aprendizagem dos seus filhos.

3 ASSUNTOS A SEREM DISCUTIDOS

As características das festas juninas, as vestimentas dos participantes ,a ornamentação do ambiente, as canções folclóricas.

Origem da fogueira de são João.

Lendas alusivas ao assunto.

As brincadeiras preferidas em tal ocasião.

A vida do homem do campo: costuras, vestuários, ocupações, alimentação, transporte, crenças.

4 Atitudes a formar ou desenvolver

Gosto pelas festas juninas.

Admiração pelo homem do campo.

Cooperação com os colegas nos trabalhos e nas danças folclóricas.

Interesse em colaborar trazendo gravuras, réalias, confeccionando enfeites para a ornamentação da sala de aula.

5 HÁBITOS E HABILIDADES A FORMAR OU DESENVOLVER.

Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.

Trabalhar e divertir-se em conjunto.

Cantar e dançar ritmicamente.

Confeccionar material para ornamentação da sala de aula.

Antes de iniciar a unidade, a professora de:

Consultar livros sobre o assunto,

Procurar noticias nas revistas e jornais.

Selecionar gravuras sugestivas para levantamento de perguntas

No PPP encontro uma parte que fala da relação da escola com a Comunidade Escolar Externa e nos Projetos anuais da Escola.

A escola tem por ponto alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com