TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentaçao Em Sala

Seminário: Apresentaçao Em Sala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Os shampoos, como conhecemos hoje, tiveram seu aparecimento no mercado comercial só em 1930. Mas a origem de um produto para lavar os cabelos é bem mais antiga, remontando à Índia em 1759. Naquele tempo, havia banhos turcos na índia e um dos serviços oferecidos era a lavagem dos cabelos com ervas e extratos aromáticos onde se usava o extrato das flores de uma planta chamada michelia champarca. O termo chãmpo é hindu e significa algo como “massagear”, e chãmpo vem do nome da planta.

Um viajante inglês viu, gostou e levou o conceito para a Europa, abrindo lá em Brighton um banho turco. Embora a invenção mesmo seja de indianos, o cara considerado o inventor do shampoo é o químico Kasey Hebert, que criou uma fórmula específica diferente do sabão derretido com ervas que era usado até então.

Foi na Alemanha, em 1890, que se deu a criação de um detergente para limpar os cabelos. Mas somente depois da Primeira Guerra Mundial esse produto passou a ser oferecido comercialmente como produto para limpeza de cabelos.

Naquele período, antes da criação do tal detergente, as pessoas utilizavam os sabonetes para lavar os cabelos. O nome shampoo teve origem na Inglaterra e veio do hindu “champo”, que significa amassar ou massagear.

Mas não pensem que tinha tanta variedade como nos dias de hoje. Os shampoos, na verdade, eram muito parecidos. Todos eles continham em sua fórmula os tenso ativos, ou seja, substância que altera a superfície de contato entre dois líquidos, provocando a limpeza do cabelo.

O primeiro empresário a produzir shampoo industrialmente foi o americano John Breck, em 1930. Na época, eram comercializadas em grande escala somente duas linhas de shampoo, uma para cabelos secos e outra para cabelos oleosos.

Foi somente a partir do século XX que diferentes tipos de shampoo foram elaborados para cada tipo de cabelo. E para baratear o preço final do produto, é que começaram a partir desse período a produzir o shampoo através de produtos sintéticos.

Uma pesquisa feita em Curitiba no final do ano de 2012 apontou que desde as crianças com inicio de seus 7 anos a pessoas bem mais velhas a procura sobre esse produto tem crescido diariamente as marcas a cada dia inovam mais fazendo com que as outras marcas evoluem juntos chegando em um único ano o aumento de 60% sobre a procura desses produtos.

Existe uma Blogueira em Curitiba que por ver a procura e demanda tanto das mulheres que procuram produtos novos para o cabelo como dos estabelecimentos que buscam novidades criou um Blog no Youtube dando dicas de produtos a maneira que se usa aonde encontrar e o resultado foi tão Grande que hoje ela se encontra patrocinada por Marcas muito famosas e a renda mensal dela triplicou em um ano, ela e o esposo pararam de trabalhar para fora e a renda da Familia é tirada desse Blog e eventos nos quais ela é convidada a participar ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com