TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte Moderna

Artigos Científicos: Arte Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.

Instinto

*Inconsciente da finalidade

*A ação é realizada por reflexos e instintos

Inteligência concreta

*Finalidade improvisada, pessoal, criativa

*É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação

Inteligência abstrata

*Atos conscientes da finalidade

*É planejado, tem-se uma idéia, é pensado antes de realizar a ação

2. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.

A aranha tecendo a teia: (instinto) ela está inconsciente da finalidade do ato, ela realiza a ação através de reflexos e instintos. Chipanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana: (inteligência concreta) tem uma finalidade improvisada, para a ação ser feita, na primeira vez demora-se um tempo para ele conseguir estabelecer uma relação entre o caixote e a banana, ou então ele realiza o ato através de experiência vivida.

3. Comente: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro". (Karl Marx).

Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é pior que a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.

4. Explique o que significa: "Pelo trabalho o homem se autoproduz".

Pelo trabalho o homem se autoproduz, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da Natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vive os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina. Quando o homem trabalha ele acaba aprendendo mais, adquire técnicas novas para sua melhor sobrevivência e então consegue ter a habilidade para usar essas técnicas conforme o que acontece consigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com