TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Civil

Trabalho Universitário: Artigo Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 17

2.1 Historia da Engenharia Civil

A Engenharia Civil é uma das mais antigas profissões da humanidade. A primeira denominação para a engenharia civil vem dos Romanos “Ingenium Civitas”, isto é, Engenharia das Cidades ou Engenharia da Civilização, pois era a profissão que durante o Império Romano era responsável por projetar e construir as estradas, pontes, aquedutos, palácios, sistemas de esgotos, termas, ou qualquer obra ligada à vida das pessoas em sociedade. (Queiroz, 2008)

Uma das obras monumentais da época dos romanos é a “Cloaca Massima” ou “Grande Esgoto” em Roma. Essa grande rede subterrânea foi construída no final do Século VI a.c., recebendo as águas pluviais, esgotos e lixo, e funcionam até os dias de hoje, com mais de dois milênios de existência. Para o abastecimento de água os Romanos chegaram a construir condutos para água em canais revestidos, com inclinação constante de 0,5% ao longo de dezenas de quilômetros, atravessando elevações com túneis escavados na rocha e vales com aquedutos elevados. Os canais de escoamento eram revestidos com argamassas obtidas de calcários, que por possuírem superfícies lisas diminuíam o atrito e aumentavam a vazão, demonstrando conhecimentos de hidráulica de canais. (Queiroz, 2008)

Os engenheiros civis Romanos também foram hábeis na construção de pontes em arcos constituídos por blocos de rochas, estradas pavimentadas, palácios, entre outras maravilhas da engenharia civil e arquitetura, que permanecem até hoje como testemunha da engenhosidade e criatividade humana. (Queiroz, 2008)

Durante a Idade Media a engenharia civil passou a ser denominada somente de engenharia e incorporava tanto a parte civil como a militar. Nessa fase da historia, foram construídas grandes catedrais e castelos e os profissionais começaram a se organizar em sociedades de construtores. (Queiroz, 2008)

Modernamente a denominação de Engenharia Civil passou a ser utilizada a partir do inicio do Século XVIII, mais precisamente em 1744, na Politécnica de Paris, França, quando houve a separação entre engenharia militar e civil. Sendo nesta época, o engenheiro civil, considerado o profissional que seria responsável pelo projeto e construção das obras de infra-estrutura para a sociedade civil, sendo, portanto, o engenheiro que construía para o bem da humanidade. Na Inglaterra, o primeiro engenheiro civil foi John Smeaton (1725 – 1792), criou o Institution of Civil Engineers de Londres, considerado modernamente o Patrono da Engenharia Civil. (Queiroz, 2008)

A engenharia civil esta presente em todos os lugares da Terra onde existe a presença da civilização e em todos os momentos da nossa vida, enquanto cidadãos. Está presente quando dirigimos nosso automóvel por uma rodovia, circulamos por uma rua ou avenida, no Metrô que viajamos, no edifico que trabalhamos, na residência em que vivemos, na água potável que bebemos e utilizamos, no lixo ou esgoto que descartamos, na energia elétrica que consumimos, nos aeroportos que decolamos e aterrissamos com as aeronaves, nos portos onde são feitos os transbordos de mercadorias, nas ferrovias que transportam passageiros e cargas, nas hidrovias, nos túneis, no transito urbano, no planejamento dos sistemas de transportes de passageiros e de mercadorias, no planejamento urbano e territorial, nas barragens e diques, nas pontes e viadutos, nas escolas, nos hospitais, nas industrias, nas fundações dos edifícios e pontes, nas áreas de lazer que freqüentamos, enfim, em qualquer espaço construído ou modificado pelo homem na superfície e sub-superfície terrestre. (Queiroz, 2008)

Na história moderna, a engenharia civil produziu mudanças na geografia da Terra, com a construção de grandes canais, como o Canal do Panamá ligando o Oceano Atlântico ao Pacifico, e o Canal de Suess, ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, construção de grandes túneis submarinos, pontes, ferrovias transcontinentais, ilhas artificiais para grandes aeroportos, etc. (Queiroz, 2008)

A engenharia civil é uma profissão de extrema importância e está tão intimamente ligada à sociedade moderna e à segurança do ser humano nos diversos espaços construídos, que pode ser considerada uma engenharia social, pois dela depende, em grande parte, a vida do homem em sociedade. (Queiroz, 2008)

O engenheiro civil é o engenheiro da Indústria da Construção Civil, sendo, portanto, um engenheiro pleno, e as suas realizações trazem uma enorme gratificação ao engenheiro civil, na pratica da profissão. Pois é uma profissão em que o resultado do trabalho do profissional permanece por longo período de tempo servindo a humanidade, como uma estrada, um edifício, uma rede de abastecimento de água, uma rede de esgotos, uma ponte, um túnel, etc. (Queiroz, 2008)

O exercício desta profissão exige uma serie de conhecimentos científicos e tecnológicos, principalmente nas áreas de física, matemática, informática, química, geologia, topografia, meio ambiente, administração, produção, logística, economia, arquitetura, urbanismo, ética profissional, humanidades, e modernamente até biologia, entre outras. (Queiroz, 2008)

2.2 Engenharia Civil no Brasil

2.2.1 O primeiro curso de Engenharia no Brasil

Foi criada por carta régia de 1699, com enfoque para o ensino militar a Aula de Fortificação, que promovia conhecimentos de engenharia e, posteriormente (1738), conhecido como Aula do terço de Artilharia. Não era um ensino regulamentado com programa de ensino, sabendo-se apenas que tinha a duração de cinco anos, conforme Pardal, 1966. (citado por ROCHA et al, 2007)

Em 17 de dezembro de 1792, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, na cidade do Rio de Janeiro foi pioneira em ter o curso formal de engenharia no Brasil, segundo registros de (PARDAL, 1986) e (TELLES, 1994). Numa época em que poucos países, além da França, possuíam escolas para a formação regular de engenheiros, a criação da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho repercutiu muito e veio suceder a antiga Aula de Fortificação do Rio de Janeiro que tinha como característica o enfoque para o ensino militar, tendo já o caráter de um verdadeiro instituto de ensino superior, com organização comparável aos demais de sua época. (citado por ROCHA et al, 2007)

Esta Academia foi também precursora em linha direta e contínua, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, preparando oficiais para o exército. Conforme (TELLES, 1994), “Os oficiais de infantaria e de cavalaria faziam apenas os três primeiros anos, os de artilharia os cinco primeiros, e os de engenharia o curso completo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com