TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 7

Trabalho Universitário: Atividade 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

Textos que, a partir do abstrato, procuram fazer uma análise do real; compostos geralmente por: introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa definição pertence ao texto do tipo:

a) dissertativo.

b) crônico.

c) narrativo.

d) injuntivo.

e) poético.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

De acordo com que foi visto na unidade, o resumo de uma narrativa é a sequência dos principais acontecimentos da história. Leia o texto e assinale a alternativa que melhor resume seus acontecimentos:

O Camundongo da Cidade e o do Campo

"Um camundongo que morava na cidade foi, uma vez, visitar um primo que vivia no campo. Este era um pouco arrogante e espevitado, mas queria muito bem ao primo, de maneira que o recebeu com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O camundongo da cidade torceu o nariz e disse:

- Não posso entender, primo, como você consegue viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Venha comigo e eu lhe mostrarei como se vive na cidade. Depois que passar lá uma semana, você ficará admirado de ter suportado a vida no campo.

Os dois puseram-se, então, a caminho. Tarde da noite, chegaram à casa do camundongo da cidade.

- Certamente você gostará de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo.

Conduziu-o à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos.

- O que é isto? Perguntou, assustado, o camundongo do campo.

- São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade.

- Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.

Neste momento, a porta se abriu e apareceram dois enormes cães. Os camundongos tiveram que fugir a toda pressa.

- Adeus, primo, disse o camundongo do campo. Vou voltar para minha casa no campo.

- Já vai tão cedo? perguntou o da cidade.

- Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro."

Moral da História:

Mais vale o pouco certo, que o muito duvidoso.

http://www.unimedsorocaba.com.br/unimedjr/historias/camundongo.htm

a) O camundongo da cidade foi visitar o camundongo do campo, porém o primeiro não gostou da comida simples do campo e convidou seu primo para passar uns dias na cidade. O camundongo do campo comeu muito bem, mas, no meio do jantar, tiveram que fugir dos cães que moravam na casa do camundongo da cidade; diante do que aconteceu, o camundongo do campo preferiu sua vida simples e foi embora.

b) O camundongo do campo ofereceu toucinho, queijo e feijão para o camundongo da cidade; então este último disse que tinha comida melhor em sua casa e convidou o camundongo do campo para visitá-lo. Comeram geleias e bolos deliciosos. Porém o camundongo não gostou dos latidos durante o jantar.

c) Os cães perseguiram o camundongo do campo, que havia gostado de ficar na cidade, porém, mesmo comendo algo melhor, não ficou feliz de ter que fugir dos cães. Disse ao seu primo que preferiria voltar para a sua casa, e que nunca mais colocaria os pés na cidade.

d) O camundongo do campo foi visitar seu primo na cidade, porém não gostou da comida de lá e disse a seu primo que a comida simples do campo era muito melhor. Então, o camundongo da cidade mudou-se para o campo e lá comiam queijo, feijão e toucinho todos os dias; não tinham que fugir de ninguém e viveram assim até o fim de seus dias.

e) Dois camundongos resolveram apostar onde a vida era melhor, então o camundongo da cidade ofereceu as melhores comidas ao camundongo do campo, porém eles tinham que fugir dos cães que os perseguiam, então o camundongo do campo mostrou ao da cidade que mesmo sua comida sendo simples ele não precisava fugir de ninguém.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

O texto narrativo a seguir está fora de ordem. Coloque-o na sequência adequada.

[1] – Não, é verdade. Olhe, lá na moita. Aquilo é uma mãe d’ouro. Dizem que quem chegar primeiro aonde está a mãe d’ouro fica rico!

[2] Bolaram, juntos, um plano para comerem todas aquelas delícias à mesa. À meia-noite, escondidos atrás de uma moita, Buscapé e Frieira pegaram esponjas de aço e lhes atearam fogo, chacoalhando-as para todos os lados, produzindo um pequeno espetáculo de luzes. Agora era a vez de Malazartes entrar em cena. Foi correndo em direção à casa, gritando: – Mãe d’ouro! Mãe d’ouro! – Curiosos, foram todos à janela para saber o que se passava.

[3] Naquela noite acontecia uma festa na casa do homem mais rico da cidade, que possuía uma bela fazenda. Havia muitos doces, salgadinhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com