TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade4

Monografias: Atividade4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 1.

Podem ser considerados autores precursores da pós-modernidade:

 c.  Freud, Nietzsche e Goethe.

Pergunta 2.

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“O inconsciente é o próprio psíquico e sua realidade essencial. Sua natureza íntima nos é tão desconhecida como a realidade do mundo exterior, e a consciência nos ensina sobre ela de uma maneira tão incompleta como nossos órgãos dos sentidos sobre o mundo exterior”. (FREUD, S. Projeto de uma Psicologia)

Qual o nome da teoria desenvolvida por Freud, considerado um dos principais críticos da modernidade e um dos maiores pensadores do séc. XX? 

 a.  Teoria dos instintos. 

Pergunta 3.

Leia com atenção ao texto abaixo e responda a questão proposta:

“Certa manhã, ao despertar de sonhos intranqüilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso” (KAFKA, A Metamorfose).

A pós-modernidade é uma atitude de desencanto com o fracasso das utopias modernas. Kafka nesta obra denuncia a hipocrisia e o absurdo da vida moderna ao mostrar o homem moderno como um inseto, preso a uma cela invisível, a uma teia, que é entendida como:

 c.  A burocracia impessoal e irracional.

Pergunta 4.

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A civilização começa quando o objetivo primário – isto é, a satisfação integral de necessidades – é abandonado” (MARCUSE, H. Eros e civilização).

Em Eros e civilização, Herbert Marcuse elabora uma leitura filosófica da teoria freudiana dos instintos como base para ler as categorias psicanalíticas como categorias políticas. Para ele, a História do homem é a história de sua:

 c.  Repressão.

Pergunta 5.

Qual autor se utilizou do romantismo para fazer sua crítica à supremacia da razão na modernidade, utilizando-se destes fundamentos para desenvolver estudos sobre a ótica e para a classificação da fauna?

 c.  Goethe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com