TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo l – O que é administração de empresas

Vivemos em um mundo de organizações, onde tudo é inventado, criado, desenvolvido, produzido e comercializado por organizações.

A administração tem sua origem do latim que significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

Vemos a Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu para organizar com ênfase nas tarefas, na estrutura organizacional, pessoas, tecnologia, ambiente etc. Logo surgiu a escola da Administração Científica de Taylor, dentro de uma abordagem diferente procurando métodos científicos aplicados aos problemas da administração.

A maior preocupação foi acabar com os grandes desperdícios tinham nas linhas de montagens nas montadoras americanas. Assim começou um estudo individual com cada operário e direcionando cada um para sua função de origem com regras e ordens pré-definidas pelos seus superiores.

Administração como ciência, técnica e arte

A administração, num todo é a arte de criar, desenvolver, organizar, coordenar, planejar, controlar de modo que tudo transcorra de forma esperada com o planejamento, de lidar com conflitos antes mesmo que eles ocorram, mas administração não é só isso, ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento.

o administrador precisa reunir uma plêiade de diferentes recursos e competências para transforma-los em resultados concretos. Administração é a melhor maneira de alcançar resultados.

Pelo seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações quando atingem um certo porte precisam ser administradas e a sua

Administração requer todo um aparato de pessoas qualificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de suas tarefas.

Diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Esse conceito utiliza a noção tradicional de divisão do trabalho ao se referir às diferentes atividades e à coordenação existente na

Organização e refere-se às pessoa, totalmente nas organizações. As pessoas não atuam isoladamente, mas através de interações com outras pessoas, para poderem alcançar da melhor maneira os seus objetivos. Nas interações humanas, as pessoas envolvidas influenciam-se mutuamente: são as relações sociais. Graças as diferenças individuais, cada pessoa tem as suas próprias características pessoais, suas capacidades e suas limitações. Para poderem sobrepujar suas limitações e ampliar suas capacidades, as pessoas precisam cooperar entre si para melhor alcançar seus objetivos. É através da participação pessoal e da cooperação entre as pessoas que surgem as organizações. Assim, as organizações são sistemas cooperativos e que tem por base a racionalidade.

Simplificando, as organizações são sistemas sociais baseados na cooperação entre as pessoas. Uma organização somente existe quando ocorrem três condições:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com