TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Função Educacional da Ludicidade

A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos, com o auxilio da educação física (EF). O jogo na escola traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade.

Há necessidades de se ir além dos exercícios de lápis e papel desprezando ou negligenciando o brincar. É urgente resgatar o lúdico no processo ensino-aprendizagem. Vivemos em uma sociedade de produção, o que tem levado as instituições educacionais a desenvolverem um modelo de educação "engessa" e" massifica" , qual a atividade lúdica e espontânea tem espaço tão restrito e limitado que praticamente não surte efeito.

As crianças estão perdendo o "espaço" de brincar, que cada vez mais está afastando-as do seu cotidiano e ainda recebem estímulos para que, desde cedo, integrem-se ao chamado "mundo adulto".

Todo ser humano, sendo adulto, criança ou jovem, precisa da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia de viver. A capacidade de brincar abre uma possibilidade de decifrar enigmas que nos rodeiam. A brincadeira é o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz de conta.

Muitos teóricos, filósofos e pensadores contribuíram com pesquisas que confirmam que brincar é mais do que uma atividade sem consequência para criança.

O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato de parecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia correta, é apenas um descanso ou o desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção (PIAGET, 1972, p.156).

Os brinquedos são objetos manipuláveis, recursos voltados ao ensino que desenvolvem e educam de forma prazerosa; permitindo a ação intencional, a manipulação de objetos, o desempenho da ação sensório-motora e troca na interação, em um contexto diferenciado.

É no brincar que o individuo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral, e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com