TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.

Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e linguagem verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras (verbum, em latim).

Mas, além dessa, há outras formas de linguagem, como a pintura, a mímica, a dança, a música e outras mais. Com efeito, por meio dessas atividades, o homem também representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Tanto a linguagem verbal quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos, com a diferença de que, na primeira, os signos são constituídos dos sons da língua (por exemplo, mesa, fada, árvore), ao passo que nas outras exploram-se outros signos,como as formas, a cor, os gestos, os sons musicais, etc.

Em todos os tipos de linguagem, os signos são combinados entre si, de acordo com certas leis, obedecendo a mecanismos de organização.

1.2 Comunicação – Os processos da comunicação;

Teoria da comunicação;

O esquema da comunicação

Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.

Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, indicados no esquema abaixo:

http://www.coladaweb.com/portugues/a-linguagem-e-os-processos-de-comunicacao

ESOPO. A melhor e a pior coisa do mundo. Disponível em:

<http://dl.dropbox.com/u/59805542/ATPS-TEXTOS/Par%C3%A1bola.pdf>.

Acesso em: 21 set. 2012.

Livro-Texto da disciplina o capítulo: Poder da Palavra – Capacidade para Comunicação.

ANÁLISE DA PARÁBOLA

“A melhor e a pior coisa do mundo”

A melhor e a pior coisa do mundo é a língua, ela é uma habilidade de comunicação que temos para dialogarmos com as outras pessoas, mais temos que ter sabedoria para analisar e ter discernimento para fazer as escolhas, do que iremos falar. Mas podemos exemplificar que o processo de uma pessoa quando está falando é muito diferente de uma pessoa que está ouvindo. Então, a língua é mais do que uma forma de comunicação ela é muito mais significativa, pois , a língua constrói, configura o mundo, constrói aquilo que é real.

A língua é também a forma em que a humanidade, ou melhor, a sociedade pode se comunicar, trazendo idéias através de um meio com diferentes contextos históricos, que por sua vez todas essas idéias podem ser de um sistema abstrato de varias distinções, que assim podemos identificar os porquês de tudo e os significados lingüísticos, que é a situação em que o falante a enuncia e a reação que o mesmo provoca, sendo que as situações que fazem os indivíduos a prescrever os objetos e acontecimentos vivenciados dia á dia.

Além disso, a língua é construída por convenções sociais onde ela pode trazer tanto coisas que sejam agradáveis e de bom gosto para a sociedade, quanto palavras, que podem trazer intrigas e discussões.

Podemos concluir que a língua é, utilizada para exprimir nosso pensamento, através dos mecanismos cerebrais necessários tendo uma fase de planejamento e depois outra de formulação. Primeiramente se busca as palavras necessárias ao que quer dizer, depois se estrutura com as regras da língua. Assim a compreensão oral envolve muitos aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com