TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Exames: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

As questões da Teoria da Contingência surgiram, de forma estruturada, em 1972 e estavam baseadas no princípio de que nas organizações nada é absoluto, pois tudo é relativo e ,portanto ,depende de algo,que geralmente é incontrolável pelas organizações,pois estão em seu ambiente. Embora a teoria da contingência tenha a sua origem em diversos focos e autores pode-se considerar que Joan Woodward foi a principal idealizadora da teoria da contingência.

Woodward era uma inglesa, especialista em sociologia industrial que realizou uma serie de estudos inovadores no campo da administração das organizações. Pela sua abrangência, foram varias as contribuições que a teoria da contingência proporcionou para a administração das organizações, entretanto três contribuições da teoria da contingência podem ser consideradas como as mais importantes.

São elas:

a )maior abrangência no estudo dos assuntos administrativos das organizações :

Possivelmente, esta foi a grande contribuição da teoria da contingência para o estudo e a pratica da administração pelas organizações.E,nesta maior abrangência,ela também procurou facilitar o processo de isolamento de alguns determinantes situacionais que facilitam o processo decisório nas organizações ;ou seja a Teoria da Contingência soube trabalhar com o todo mais amplo ,mas também com as suas partes,desde que sejam perfeitamente identificadas.

Os administradores contingências sabem que cada situação é a única e devem ter a capacidade de antecipar a incerteza e a impossibilidade do futuro,reduzindo as incertezas,as quais correspondem a previsão mais certa sobre o futuro.

b)Obrigatoriedade do conhecimento e do uso dos assuntos administradores de forma interligada e global

Esta é uma contribuição muito interessante da Teoria de Contingência, que consolidou uma contribuição inicialmente proporcionada pela Teoria de Sistemas, mas que não tinha se efetivado na plenitude.

Talvez se possa afirmar que a analise das organizações - com seus fatores internos e controláveis - perante suas interações com todos os fatores e variáveis externos ou não controláveis, tenha aguçado a inteligência humana a patamares ate então não exercidos. E,neste contexto , a Teoria da Contingência facilitou a identificação de ´´quem é quem´´ no raciocínio estratégico nas organizações.

c) Contribuição para o desenvolvimento e consolidação da adhocracianas organizações.

Adhocracia é uma estruturação temporária, flexível, inovadora e antiburocrática, em que se formam equipes multidisciplinares para resolver rapidamente problemas complexos e não programáveis .

A adhocracia -ou adocracia –foi idealizada por Warren Bennis e se constitui em uma opção interessante as tradicionais formas de se departamentalizar as organizações e principalmente, as propostas da Teoria da Burocracia.

A Teoria da Contingência proporcionou o desenvolvimento de, pelo menos, cinco instrumentos administrativos: a analise externa das organizações, o planejamento estratégico, as estratégicas e técnicas estratégicas, os cenários estratégicos.

As principais críticas e possíveis contra criticas - à Teoria da Contingência ao longo dos tempos foram o fato de trabalhar mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com