TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Gestão

Casos: Atps De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.129 Palavras (13 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 13

ETAPA 1

PASSO 1

A empresa escolhida foi :

Sesi – Serviço Social da Industria

Av. Ary Rodrigues nº 200

Bairro Bacuri

A empresa Sesi atua na área social com o foco voltado para os trabalhadores da indústria é de grande porte e oferece para os funcionários da indústria e para comunidade, escola, esportes como futebol e natação aulas de fitness como hidroginástica e pilates, cursos como teatro e culinária e muito lazer, sua missão é: Promover a qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes, focando em educação, saúde e lazer, estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial.

O Sesi, no cumprimento da sua missão promove o aprimoramento contínuo dos seus processos, direcionando esforços para:

- Atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços.

- Preservação do meio ambiente, por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos.

- Manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguro.

- Atendimento as necessidades e expectativas dos clientes.

- Desenvolvimento contínuo dos recursos humanos.

A escolha da empresa foi exatamente pelo motivo que estamos procurando, pois ela

passou recentemente por grandes mudanças organizacionais e algumas quebras de paradigmas o contato na empresa citada é de uma integrante da equipe Silvia Cristina Alves ela é assistente administrativa na empresa Sesi a 4 anos .

PASSO 2

Mudança organizacional e quebra de paradigma podem significar desde uma alteração de posição no mercado , uma mudança na sua função social, uma modificação no seu direcionamento estratégico com possível mudança na sua missão, visão e reavaliação das suas praticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade a mudança pode ser planejada ou não, mas é de fato necessária por vários motivos, pois as empresa tem sempre que buscar atualizações, modificações e estratégias o que nem sempre é fácil pois mudança também significa correr riscos, saber identificar o que é certo e errado, quebrar paradigmas e estar prontos para enfrentar as varias barreiras existentes visando que quando se fala em mudança sempre se espera por grandes melhorias grandes ganhos e nem sempre é o que acontece.

Uma empresa para fazer uma mudança organizacional deve estar sempre preparada para possíveis equívocos precisa fazer um planejamento estratégico, pesquisas de mercado ter apoio desde os funcionários ate os gestores de cada setor da empresa, precisa também ter um capital social para um possível investimento, precisa ter total conhecimento do mercado em que atua para não sofrer danos irreversíveis a empresa em questão.

PASSO 3

O conceito do atual gestor organizacional ou antigo administrador como ainda é conhecido é levar para a empresa um modelo de gestão considerando um conjunto de normas e princípios que devem orientara organização na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. A cultura organizacional, entendida como o conjunto de crenças, valores e princípios partilhados pelas pessoas em uma organização, sofre com os efeitos diretos com o modelo de gestão em razão do poder exercido pelos principais gestores da empresa. Cabe ai aos gestores saber administraros conflitos colocando em prática sua experiência e conhecimento para lidar com cada individuo de maneira sábia visando sempre o melhor para a gestão da empresa.

São vários os papeis que o gestor organizacional deve cumprir em sua jornada de trabalho, ele precisa saber representar bem sua empresa, saber liderar com confiança, monitorar as ações alocadas, precisa ter disseminação, ser porta voz quando necessário, ser empreendedor, resolver os conflitos da maneira correta, alocar bem os recursos,saber negociar os interesses da empresa, ele precisa ser ético, criativo, ter espirito de equipe, além de conhecimentos em economia, cultura, meio ambiente, qualidade etc. Como podemos ver são inúmeros os papeis de um gestor mostrando como precisamos estar preparados para desempenhar tal papel nas organizações.

Entrevista com a Gestora da Empresa Sesi

HaretaGuaranha Moreno – Supervisora Administrativa e Financeira

O gestor deve ser a pessoa responsável por fazer a ligação entre as modificações que estão ocorrendo e os colaboradores, qualquer transformação atinge a cada pessoa de uma forma distinta e particular. As maiores dificuldades no processo de uma mudança geralmente envolvem questões culturais.

Os lideres devem saber atuar sobre as resistências,considerando se diz respeito a aspectos técnicos ou a aspectos comportamentais.

É preciso abordar de forma simples e adaptada a cultura da empresa, embora as mudanças sejam normalmente de natureza complexa, as metodologias de mudanças não precisam ser quanto mais simples melhor.

No dia a dia observo que muitas vezes as mudanças são necessárias, mas nem sempre são aceitas por todos os colaboradores. Há muitos paradigmas a serem quebrados, a mudança muitas vezes pode significar oportunidades, processo, crescimento, mas nem todos enxergam da mesma maneira, a prática nos mostra que os processos precisam ser analisados e gerenciados de forma estruturada e particular a cada situação. Isso acontece porque na maioria dos casos esses colaboradores não participam ativamente do processo decisório e da construção da mudança e acabam não compreendendo completamente, acredito que por isso nós gestores somos fundamentais para o sucesso da transformação.

Comparando a entrevista com a teoria do livro texto entendo que não há muita diferença, pois tanto no livro como na opinião da entrevistada os papeis do gestor organizacional tem o mesmo peso e o maior deles é realmente saber administrar os conflitos gerados porque o trabalho em si segue um padrão e as pessoas não, muitas não aceitam as mudanças as quebras de paradigmas e cabe ao gestor trabalhar cada individuo separadamente com autoridade e sabedoria para que ele perceba que estão todos trabalhando para melhoria geral da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com