TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Produçao De Testo

Artigos Científicos: Atps De Produçao De Testo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

. Exemplos de textos dissertativo- argumentativos

2. Exemplo 1Todos os homens são intelectuais – pode-se dizer, mas nem todos os homens têm na sociedade a função de intelectuais. Não se pode separar o homo faber do homo sapiens. Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual, é um “filósofo”, um artista, um homem de gosto, participa de uma concepção de mundo, tem uma linha de conduta moral: contribui para manter ou para modificar uma concepção do mundo, isto é, para suscitar novos modos de pensar (Antonio Gramsci, filósofo italiano, 1891-1937)

3. O texto anterior é um texto dissertativo, isto é, ele apresenta um ponto de vista e uma argumentação para fundamentar esse ponto de vista. Gramsci defende que todos os homens tem capacidade intelectual, tem – por mínima que seja, atividade intelectual.

4. Todos os homens são intelectuais – pode-se dizer, mas nem todos os homens têm na sociedade a função de intelectuais [frase núcleo] 1)Não se pode separar o homo faber do homo sapiens. 1a)Todo homem, fora de sua profissão, exerce alguma atividade intelectual, é um “filósofo”, um artista, um homem de gosto, 1b)participa de uma concepção de mundo, 1c) tem uma linha de conduta moral: contribui para manter ou para modificar uma concepção do mundo, isto é, para suscitar novos modos de pensar.

5. Dissertar é debater, discutir, questionar...Temos liberdade de defender qualquer opinião, mas precisamos fundamentá-la, justificar, exemplificar, convencer, isto é: precisamos argumentar.

6. 1. Uma linha de seguimento para abordarum tema:• Comece fazendo um rascunho do seu texto (parágrafo-padrão ou redação)• Agrupe o seu texto seguindo a sequência:Interrogar o tema;Responder, com sua opinião (frase-núcleo);Apresentar o argumento básico (argumento principal);Apresentar argumentos auxiliares (pelo menos 3)Apresentar fato-exemplo.

7. Organização do pensamento lógicoPremissa (causa) então Conclusão (consequência) logo portanto assim por conseguinte consequentemente segue-se queA B entãoEx.:Tenho necessidade de expressar o que penso, então escrevo.

8. Organização do pensamento lógicoConclusão porque Causa uma vez que na medida que por motivo de por causa de tendo em vista que B A porqueEx.:Escrevo porque tenho necessidade de expressar meus pensamentos.

9. Organização dos argumentos:dedução e indução Dedução: o nosso pensamento vai do geral (das ideias gerais) ao particular (às ideias particulares).Exemplo aristotélico:Todo homem é mortal (geral)[eu] Sou homem (particular)Logo, sou mortal (conclusão) Indução: nesse processo, o nosso pensamento vai do particular ao geral:[eu] Sou mortal porque sou homem (particular)E porque todo homem é mortal (geral)

10. O parágrafo-padrão

11. Texto 1 (enumerativo) Gostar de política não é uma opção, mas uma necessidade. Primeiro, porque o cidadão precisa de um conhecimento político para escolher seu candidato. Depois, porque a política está presente na escola, no trabalho, enfim, na vida. Logo, torna-se fundamental o gosto por ela, pois é ela que rege a nossa existência.<<Sildomar F. Veira, Ufam, 2008>>

12. Texto 2 (articulação com expressões, temporalidade) Desde sua origem o homem utiliza a linguagem para comunicar suas ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com