TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Dídatica

Monografias: Atps Dídatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Didática e Praticas de Ensino

Adriana Marcia de Matos / 3830712549

Ana Marcia Lopes Lima / 1299908124

Maria D'Ajuda Alves Pereira /1299883909

Rosilene Herculana Gouveia Marra3815650295

Selma Alves Ribeiro 3808620381

Atividade prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação da professora- tutora à distância Camila de Melo Andriotte.

Universidade Anhanguera Uniderp

Belo Horizonte

2013

Projeto Multidisciplinar

Água:

Público alvo-1º ano /Série

Justificativa/ Fundamentação Teórica

Fazer cm que os alunos saibam utilizar a água de forma adequada e sem desperdícios, sabendo que ela irá acabar.

Objetivos gerais:

Levar a turma a compreender que a água é um recurso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Objetivos Específicos:

Água: usos, economia e desperdício.

Natureza e Sociedade

Cronograma:

Tempo estimado: de três a uma semana

1º Dia- Falar do tema e sugerir que eles falem o que conhecem ou o que sabem (livre), conscientização ( pesquisar).

2º Dia- propor atividade através do uso diário da água, montar cartaz.

3º Dia- o consumo de água na escola: limpeza, cantina, jardins e o uso restrito da mesma.

4º Dia- Encerramento, sugerir a confecção de cartaz mostrando o desperdício e a forma de economizar.

Desenvolvimento e ação

2º Dia

Quais as atividades domestica que vocês conhecem que precisa de água? Independente de ser tratada ou não, filtrada ou mineral conforme as sugestões surgirem anote em cartazes de papel graft ou reserve algumas revistas para que as crianças possam procurar imagens das ações e colem no cartaz.

Como o uso domestico não varia muito, conversar sobre as atividades (lavagem de roupas, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes). Ajudará a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante.

3º Dia

Depois de refletir sobre o consumo de água em casa, é importante que as crianças pensem e conversem sobre o uso do recurso na escola. Reservar um momento e levar a turma até uma pia de uso comum, lá peça que cada criança lave as mãos com apenas 200 ml de água. Oriente-os a não desperdiçar, pois não será permitido emprestar a mesma a um colega, caso alguém fique sem água.

Ao final da atividade pergunte a eles como foi a experiência. É fácil lavar as mãos com essa quantidade de água? Deu para retirar a espuma do sabonete das mãos? As mãos ficaram realmente limpas? Depois que os alunos fazerem suas colocações conte a eles que em muitos locais do mundo (inclusive no Brasil), essa é a quantidade de água disponível para uma semana inteira, e não apenas para lavar as mãos e sim para todas as ações cotidianas.

Convide as crianças a acompanhar a limpeza da escola a produção de alimentos na cozinha para verificar a quantidade de água utilizada nestas ações.

Em relação à limpeza a partir da contagem de baldes com água foram usados. Lá na cozinha as crianças podem acompanhar o cozimento de alimentos como arroz e feijão, com a ajuda da merendeira, a quantidade de água usada n ao processo. Ao voltar para a sala de aula, pergunte a turma se foram encontradas situações em que a água parecia ser desperdiçada. Se a resposta for sim, quais foram essas situações? Questione ainda se as crianças viram algum exemplo de economia e de bom uso do recurso.

4º dia

Propor dois tipos de atividades:

• Pedir que a turma façam dois desenhos um deles representando o desperdício e o outro como podemos economizar a água.

• Distribuir imagens de jornais e revistas mostrando o desperdício e economia da água, (as imagens devem estar misturadas) e pedir que a turma separe o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção eles podem colocar as imagens em cartolinas separadas.

Ações:

Ao término do desenvolvimento devemos observar possíveis mudanças no comportamento dos alunos em relação ao consumo de água, como fechar a torneira, ao escovar os dentes, não deixar a água correr á água correr á toa ao lavar as mãos corrigir uns aos outros, caso presenciam algum tipo de desperdício.

Escola visitada

Escola Estadual Manoel Soares do Couto

Entrada

Ao chegar na escola, o diretor estava do lado de fora recebendo os alunos juntamente com o porteiro; no pátio, encontramos os alunos em filas desarrumadas e os professores espalhados, alguns em sala.

Então a vice-diretora da tarde ( Mônica) com um microfone juntamente com uma aluna ao seu lado, fez a oração do Pai nosso e um funcionário dentro de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com