TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Organização

Casos: Atps Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

TABELA CRONOLÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÉCULO XIX E XX

PESQUISADORES CONTRIBUIÇÃO

Émile Durkheim (1858 – 1917)

Desenvolveu a ciência da sociologia sob diversos aspectos. Introduz a atitude descritiva.

Feltre, Basedow e Pestalozzi (final séc. XIX inicio séc. XX) Precursores da escolanovista resultante da tentativa de superar a escola tradicional voltada para memorização de conteúdos.

Pavlov (1849 – 1936) Descobertas sobre o mecanismo do reflexo condicionado (Behaviorismo)

Dewey (final século XIX – entre os anos de 1920 e 1940) Fundou uma escola experimental na Universidade de Chicago. Defendia a estimulação das atividades dos alunos para que eles aprendessem fazendo.

Skinner (1904-1990) Desenvolve técnica de instrução programada, baseada na técnica de reforço positivo e negativo.

Ovídio Decroly Criou um sistema de atividades para crianças menores usando materiais especialmente confeccionados. Defendia o desenvolvimento do intelecto da criança e o desenvolvimento integral.

Maria Montessori Confeccionava materiais específicos para cada faixa etária, levando em consideração o aspecto biológico da criança..

Celestin Freinet

(1896-1966) Para ele, a educação que a escola dava as crianças deveria extrapolar os limites da sala de aula e integrar-se às experiências por elas vividas em seu meio social. Valorizava a atividade manual e em grupo, pois acreditava que elas estimulavam a cooperação.

Piaget

(1896-1980) Avança nos estudos sobre o desenvolvimento cognitivo, demonstrando que o desenvolvimento é resultado de dois fatores, o externo e o interno. Indicações sobre o estágio adequado para aplicar determinados conteúdos de acordo com o desenvolvimento intelectual afetivo da criança.

Vygotsky Defendia o sócio interacionismo das crianças, onde ela cria o conhecimento através da experiência com o outro e com o ambiente que a rodeia.

Wallon Acreditava que o comportamento da criança deveria ser interpretado e não apenas jugado. Defendia a afetividade na diferenciação que cada criança aprende a fazer entre si mesma e os outros.

Emília Ferreiro Evitando o “adultocentrismo”, destaca-se por sua importante contribuição à educação, por ter desenvolvido uma concepção diferente dentro do processo de alfabetização, enfatizando a escrita e a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com