TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Av2-ped-sem1-comuquicação E Linguagem

Monografias: Av2-ped-sem1-comuquicação E Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

Observe as opções abaixo:

I) O que se fala;

II) Quem fala;

III) A quem fala;

IV) Em que situação histórica se fala.

Tendo em vista a perspectiva discursiva da linguagem, assinale a alternativa que traz os fatores essenciais que precisam ser considerados:

Alternativas:

I, II, III e IV.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I e II, apenas.

Questão 2:

Estudamos em nossas web aulas questões relacionadas aos gêneros textuais, bem como às tipologias textuais. Assim, assinale a alternativa que aponta o porquê a tripartição descrição, narração, dissertação usada tradicionalmente nas aulas de redação era falha:

Alternativas:

A descrição é a única tipologia que deve ser abordada nos anos iniciais, sendo que a narração e a dissertação deverão ser trabalhadas somente no ensino fundamental II.

Esta tripartição era falha, uma vez que não englobava satisfatoriamente os diversos textos com os quais o aluno se deparava no seu dia-a-dia. Pelo fato de, nos anos iniciais ser adequado trabalhar somente a narração. Por que, somente a dissertação é uma tipologia adequada a ser trabalhada com os alunos em sala de aula. Tal tripartição não é falha, uma vez que essas três tipologias abrangem todos os diversos textos que os alunos podem se deparar no dia-a-dia

Questão 3:

Leia o texto abaixo para responder a questão:

Domingo,14 de junho de 1942

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.

Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas

peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Câmera obscura, mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro, um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.

Depois, Hanneli veio me pegar, e fomos para a escola. Na hora do recreio, distribuí biscoitos para os meus colegas e professores e, logo depois, estava na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com