TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Ambiente De Avaliaçao

Artigo: Ava Ambiente De Avaliaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 3

f2.2 A HISTÓRIA DA NATAÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS

È difícil afirmar quando exatamente iniciou-se a natação para pessoas com problemas visuais, pouco se tem na literatura sobre a história da natação adaptada, como chamamos comumente. Sabe-se, entretanto, que o uso de exercícios terapêuticos na água é mencionado em obras tão antigas como a de Aureliano, do final do século V, na qual recomenda natação no mar ou em nascentes quentes, e a do médico Jacques Delpech (1777-1838), que escreveu sobre a correção postural com aparelhos e enfatizou o valor da natação para a coluna vertebral. Por volta do final do século XIX e início do século XX, os exercícios aquáticos começaram a ser utilizados como meios corretivos eficientes, e as doenças reumáticas e do aparelho locomotor receberam o tratamento pioneiro nas estâncias termais européias. Mais tarde, novos métodos surgem ressaltando o valor do exercício terapêutico dentro da água, acima do valor de suas características quimiotérmicas. Em 1924, Lowman organiza uma hidroginástica terapêutica, dentro de tanques ou piscinas, para portadores de poliomielite paraplégicos e portadores de outros problemas ortopédicos.

Em 1944, ainda durante a segunda grande guerra, o governo britânico contratou, entre outros, o neurocirurgião alemão, Dr. Ludwig Guttmann, para começar um trabalho de reabilitação para lesionados medulares dando origem ao Centro Nacional de Lesionados Medulares de Stoke Mandeville na Inglaterra. Dr. Guttmann, também uma vítima da guerra que como judeu foi obrigado a fugir da Alemanha nazista, marcou seu trabalho de reabilitação médica e social direcionados aos veteranos de guerra, pelo uso da prática esportiva como parte do tratamento médico (Labronici 1997).

Uma década depois, a natação adaptada, entre outros esportes para deficientes em geral, ganham maior espaço no cenário mundial, e como exemplo temos em 1952, os jogos de Stoke Mandeville que tornaram-se internacionais com a entrada de um grupo da Holanda nas competições. Passaram então a se chamar Jogos Internacionais de Stoke Mandeville (ISMG) e foi formada a Federação Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville (ISMGF). Em 1957, Benjamim H. Liptom introduziu outras modalidades esportivas sobre cadeira de rodas nos EUA, que até então era somente voltada ao basquete. No ano seguinte, surgiram oportunidades para outros esportes nos campeonatos americanos, como atletismo, natação, tênis de mesa e arco e flecha, devido à formação da Associação do Atletismo em Cadeira de Rodas (NWAA). Já em 1960, houve uma integração da NWAA com o corpo internacional do movimento, que passou a se chamar Comitê Internacional dos Jogos de Stoke Mandeville (ISMGC). Neste mesmo ano, ocorreu a primeira paralimpíada, em Roma, com a participação de 400 atletas representando cerca de 23 países. Em 1964, foi fundada a Organização Internacional de Esportes para o Deficiente (ISOD), que englobava os amputados, os portadores de deficiência visual, os portadores de Paralisia Cerebral e os portadores de afecções medulares.

Em 1989 é fundado o IPC - Comite Paraolímpico Internacional, que dirige e organiza o principal evento de esporte para deficientes no mundo, as Paralimpiadas e o Brasil é representado pelo CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro e a natação adaptada para o deficiente visual pela, CBDV Confederação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com