TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOTICÁRIO

Projeto de pesquisa: BOTICÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

O BOTICÁRIO

O Boticário oferece soluções completas em cosméticos, maquiagem e perfumaria. A empresa é a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos, atuando com cerca de 3.600 lojas no Brasil e com presença também em outros nove países.

O Boticário tem como objetivo propor e analisar o modelo de gestão Empresarial frisando sua situação atual e comportamental perante o mercado que atua. Analisaremos o modelo de gestão predominante na empresa, sua filosofia e conduta ética, e sua relação com seus stakeholders. Que a sua estrutura é extensa ao mercado observando o que afeta a sua demanda e oferta, com base nas variações de indicadores de vendas então selecionados. Palavras-chave: Trainee. Comportamental. Produtos. Demanda. Concorrência.

O Boticario é a empresa que possui Capital 100% nacional, operando a mais de 30 anos no mercado brasileiro. Empresa genuinamente Paranaense, utiliza-se do Sistema de Franquias (Franchising) como meio de comercialização de seus produtos, no Brasil, possui mais 2.900 lojas, gerando 14 mil empregos.

1. Descrição da Organização

1.1 DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO

Nome da Empresa Mandatária (Razão Social): O BOTICÁRIO FRANCHISING S.A., doravante denominada O BOTICÁRIO. Endereço: Av. Rui Barbosa, 3.450 - Afonso Pena - São José dos Pinhais/PR - CEP 83055-900. Número de Inscrição no CNPJ: 76.801.166/0001-79.

1.2 Dados e Fatos relevantes da origem da organização.

O Boticário é uma das unidades de negócio controladas pelo Grupo Boticário. A história desta marca começou em março de 1977, como uma pequena farmácia de manipulação, no Centro de Curitiba (PR). A segunda loja, aberta no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, fez com que os produtos começassem a ser conhecidos em todo o país. Em 1980, foi aberta a primeira franquia da marca em Brasília (DF). Embora o conceito de franchising ainda não estivesse inserido no contexto comercial brasileiro, ano a ano mais lojas passavam a representar a marca e foi necessário aumentar a estrutura produtiva com a construção da fábrica, também em São José dos Pinhais, inaugurada em 1982.

Em 1986, O Boticário deu início à internacionalização, inaugurando a primeira loja em Portugal. Hoje, é a maior rede de franquias do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca tem 900 franqueados, responsáveis por uma rede com cerca de 3.690 lojas, em 1.750 cidades brasileiras, onde são gerados em torno de 22 mil empregos.

1.3 Natureza e ramo de atuação.

Atualmente, “O Boticário” é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2.700 lojas no Brasil e presença em mil pontos de venda e 73 lojas exclusivas de outros 15 países

O portfólio de O Boticário conta com mais de 1.100 produtos entre itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais para rosto, corpo e cabelos, atendendo homens e mulheres de todas as idades e estilos de vida, além de jovens e crianças. A marca é a líder nacional na categoria de perfumaria e a vice-líder em maquiagem. E no mercado internacional está presente em sete países: Portugal, Angola, Venezuela, Japão, Paraguai, Estados Unidos e Moçambique.

1.4 Informações sobre o porte da empresa

O Boticário é uma empresa Brasileira de grande porte com faturamento de R$2 bilhões ao ano.

1.5 Principais Equipamentos

Se de um lado o empresário combinava fatores de produção na busca de soluções para os novos produtos e as novas embalagens, de outro era levado a improvisar instrumentos, matérias-primas e instalações – ou seja, demonstrar sua habilidade. Iniciou o processo da atual empresa, como farmácia de manipulação, sendo que o laboratório não tinha capacidade instrumental para processar o volume de produtos que estavam sendo criados. Para dar conta das encomendas, a improvisação e a adaptação de ‘equipamentos’ como batedeira de bolo, liquidificador, garrafões vazios, garantiram por algum tempo a produção da “fase artesanal”.

Para garantir que o consumidor tenha a melhor experiência sensorial com os produtos, houve expansão significativa dos espaços dedicados à sua experimentação. Foram construídas novas cabines automatizadas para testes, com controle de temperatura, fluxo de água, exaustão e iluminação. Nestas cabines, são feitas avaliações relacionadas à fragrância, textura, facilidade de aplicação e resultado visual na pele.

Equipamentos de alta tecnologia, tais como câmaras com controle de temperatura e umidade, permitem a comprovação científica da conformidade dos produtos, no que tange à sua eficácia, segurança e estabilidade, tanto em relação à fórmula, quanto às embalagens.

1.6 Composições da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentual por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerencias, por regime jurídico de vínculos.

O BOTICÁRIO é uma empresa de capital fechado, que vive com recursos próprios, controle exclusivamente brasileiro, e que fabrica e comercializa cerca de 450 itens de produtos para cuidados com o corpo, faciais, protetores solares, maquiagem, de colônias e desodorantes nas linhas feminina, masculina e infantil.

Número de empregados atualmente possui cerca 14 mil colaboradores em todo Brasil.

Diretores:

- Diretor Presidente

- Colaboradores Diretos: Gerente Administrativo/Financeiro.

- Gerente Comercial/Marketing.

- Tesouraria – Contabilidade

- Supervisora Administrativa; Supervisora de Compras/Vendas.

- Consultoria de Vendas – 4

1.7 Principais Produtos

1977 – Lançamentos do Azulen

1979 – Lançamento do deo-colonia Acqua Fresca

1982 – Lançamentos da minha primeira linha infantil

1985 – Lançamentos da Thaty

1.8 Denominações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com