TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo

Trabalho Escolar: Behaviorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 3

¬Behaviorismo

Principais autores e conceitos de cada teoria

Behaviorismo: conduta, comportamento, os principais ramos desta teoria são o behaviorismo metodológico e o behaviorismo radical .

Behaviorismo Metodológico- No ano de 1913 Jon B. watson através do manifesto “a Psicologia como um comportamentista a vê” declara baseado numa visão positiva que o principal alvo a ser analisado pela psicologia seria o comportamento do individual ( algo visível ) e não os progressos internos da mente ( invisíveis a olho nu) segundo Watson pode-se prever e controlar toda a conduta humana com base no estudo do meio em que o individuo vive ( influencias de Rousseau? )

Neo Behaviorismo Medieval- No ano de 1932, Eduard C. Tolman publica uma obra inovando o conceito Behaviorista em sua obra Tolmanao contrario de Watson valoriza os progressos internos ( invisíveis a olho nu) sem com isso descartar a importância do comportamento ( algo visível ) na analise do individuo , na verdade segundo Tolman o organismo seria a reação ao que não vemos ( progressos mentais) podendo-se através de elos conectivos , mapas cognitivos , produzir um sistema de aprendizagem , Tolman portanto se torna um precursor da psicologia cognitiva, pois lança os alicerces para a sistematização de uma nova dimensão pedagógica.

Behaviorismo Radical- Na década de 40, B. F. Skinner contrariando aos dois pensadores já mencionados através de seus estudos e suas experiências propõe ser o individuo um ser único , homogêneo e não um ser divido entre o material (corpo) e o imaterial ( mente), afirmando ser o comportamento moldado pelo ambiente, porem numa relação de interação e não de forma passiva.

Postura do professor e sua relação com o aluno

Segundo o Behaviorismo radical de Skiner,homem é um ser que esta em constante construção de sua historia, portando uma individualidade nata, sendo portanto o protagonista que não apenas reage ao mundo , antes age e transforma o mundo através de sua ação, portanto não é um ser que age por condicionamento, dentro deste contexto deve o professor incentivar o desenvolvimento pessoal de cada aluno , dentro de suas características individuais , haja visto que cada um se desenvolve de uma forma diferente do outro , com competências e habilidades que se diferenciam , com inteligências múltiplas a serem desenvolvidas.

Visão pedagógica sobre a aprendizagem

Através desta analise sobre o Behaviorismo tornou-se possível entender a importância do meio ambiente nos progressos pedagógicos, embora Skiner diminua a sua importância ao defender a tese do não condicionamento comportamental humano, o mesmo reconhece sua importância no sentido de influenciar o individuo atreves da interação , cabendo assim ao professor criar meios para que o ambiente torne favorável a assimilação do conhecimento.

Metodologias de ensino e aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com