TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bhaskara Akaria

Por:   •  5/7/2016  •  Seminário  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  1.774 Visualizações

Página 1 de 4


IFES – Instituto Federal do Espírito Santo
Campus Aracruz

BHASKARA AKARIA


Aracruz/ES
2016


IFES – Instituto Federal do Espírito Santo
Campus Aracruz




Eduardo Borlini
Fernando Santiago
João Vitor Garbelloto
Klayver Lyrio
Liriel Bozzi
Victória Moraes

                                                              Trabalho apresentado à disciplina de Matemática I como requisito parcial de avaliação do 1º semestre.

                                                                                           Professor: Alexandro J. C. Scopel.

Aracruz/ES
2016



Biografia de Bhaskara Akaria


Bhaskara Akaria nasceu em 1114 na cidade de Vijayapura, na Índia, local de excelente tradição de matemáticos. Convivendo em uma família de astrônomos, seu pai lhe ensinou os princípios da matemática e astronomia
(tais como o cálculo do dia e hora, da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas). Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de chefe do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia na época.

Com o passar do tempo, Bhaskara começou aprofundar-se em suas pesquisas sobre as equações e sistemas numéricos. Com isso, tornou-se especialista em estudos sobre álgebra.

Em sua vida, o matemático estudou a raiz quadrada em equações. Hoje em dia, uma fórmula muito importante que tem como objetivo descobrir os valores das raízes em equações do segundo grau leva seu nome, a Fórmula de Bhaskara.

Bhaskara faleceu aos 71 anos em Ujjain, na Índia, no ano de 1185. Acredita-se que a causa da morte foi um afogamento num rio onde Bhaskara teria ido nadar.



Curiosidades sobre Bhaskara Akaria

  • O costume de dar o nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação do segundo grau é aparentemente brasileiro Adquirido na década de 60  (não se encontra o nome Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional). A nomenclatura "fórmula de Bhaskara" não é adequada, pois problemas que recaem numa equação do segundo grau já apareciam quase quatro mil anos antes, em textos escritos pelos babilônios, nas tábuas cuneiformes.  Até o fim do século 16, não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do segundo grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso começou a ser feito a partir de François Viete, matemático francês que viveu de 1540 a 1603.
  • Em 1207, uma instituição educacional foi criada pelo seu neto para estudar o trabalho de Bhaskara. Em uma inscrição medieval em um templo indiano podemos ler: “Triumphant is the illustrious Bhaskaracharya whose feats are revered by both the wise and the learned. A poet endowed with fame and religious merit, he is like the crest on a peacock. “, que significa “Triunfante e ilustre professor Bhaskara cujas importantes realizações são reverenciadas pelos sábios e eruditos. Um talentoso poeta com fama e mérito religioso. Ele é como a crista de um pavão. “
  • Bhaskara akaria foi o primeiro a “descobrir” a gravidade, 500 anos antes de Isaac Newton. No livro Siddhantasiromani ele faz uma nota sobre a gravidade: “objetos caem no chão devido a uma forca de atração exercida pela Terra. Portanto, A terra, planetas, outras constelações, lua e o sol são mantidos em orbita devido a sua atração”
















Contribuições de Bhaskara Akaria para a Matemática

Bhaskara foi um dos mais importantes matemáticos do século XII, graças aos seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico - avanços esses que os matemáticos europeus talvez levassem séculos para atingir. Ele escreveu três obras fundamentais: “Lilavati”, “Bijaganita” e "Siddhantasiromani". A primeira é uma obra bem elementar e dedicada aos problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar) e Combinatória. A segunda obra discorre sobre álgebra e contém vários problemas sobre equações lineares e quadráticas com soluções feitas em prosa, progressões aritméticas e geométricas, radicais, ternas pitagóricas entre outros tópicos. A última obra, “Siddhantasiromani”, é dividida em duas partes: uma trata sobre astronomia e outra sobre a esfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com