TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades Na Aprendizagem Da Equação De Bháskara

Ensaios: Dificuldades Na Aprendizagem Da Equação De Bháskara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  1.276 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 OBJETIVOS 03

3 JUSTIFICATIVA 04

4 REVISÃO 05

5 DESNVOLVIMENTO 06

6 AVALIAÇÃO 06

7 CRONOGRAMA 07

8 CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09

ANEXOS 10

INTRODUÇÃO

Não se deve negar a importância e a riqueza da obra de Bháskara, mas não é correto atribuir a ele a conhecida fórmula de resolução da equação de 2º grau.

O hábito de dar nome de Bháskara para a fórmula de resolução da equação de 2º grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960, Disponível em <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bhaskara/bhaskara.php. O costume de dar o nome de Bháskara para a resolução da equação do segundo grau é somente brasileiro, pois não é encontrado o nome de Bháskara para essa formula na literatura internacional.

Problemas que recaem numa equação de 2º grau já apareciam, há quase 4.000 anos, em textos escritos pelos babilônicos. Nestes textos o que se tinha era apenas uma explicação que ensinava através de exemplos como determinar as raízes das equações, mas sem o uso de símbolos.

Bháskara que nasceu na Índia em 1.114 e viveu até cerca de 1.185 foi um dos mais importantes matemáticos do século 12. As duas coleções de seus trabalhos mais conhecidas são Lilavati ("bela") e Vijaganita ("extração de raízes"), que tratam de aritmética e álgebra respectivamente, e contêm numerosos problemas sobre equações de lineares e quadráticas, todos resolvidos sem a utilização de símbolos.

Até o fim do século 16 não se usava uma fórmula para obter as raízes de uma equação do 2º grau, simplesmente porque não se representavam por letras os coeficientes de uma equação. Isso só começou a ser feito a partir da François Viéte, matemático francês que viveu de 1540 a 1603.

Os alunos tem a necessidade de aprender a fórmula de Bháskara de qualquer maneira para fazer provas dentro e fora da escola, àquele que não aprende direito poderá ter um pouco de dificuldade na hora de prestar um vestibular ou fazer algum concurso publico, então seria muito bom que muitos compreendam essa fórmula que não é nada difícil de aprender.

OBJETIVOS

Desenvolver a Fórmula de Bháskara atrelada ao conceito de equação do 2º grau para fazer com que os alunos compreendam o surgimento da equação, e como resolver situações problemas.

Os objetivos deste projeto visam:

1) Levar os alunos a compreenderem a origem da equação do 2º grau;

2) Permitir que os alunos trabalhem com problemas que envolvam cálculos mais complexos do dia a dia, identificar vários tipos de funções matemáticas;

3) Discutir de modo sucinto as técnicas de resoluções de uma equação do 2º grau: interpretação do conceito de Bháskara

JUSTIFICATIVA

Um conteúdo muito importante e inerente ao 9º ano do ensino fundamental envolve equações do 2º grau e as suas formas de resolução. Esse conteúdo deve ser abordado de forma clara e objetiva, sendo pré-requisito no ensino médio na própria Matemática e em outras disciplinas, como a Física, a Química e a Biologia.

Durante as aulas frequentadas durante o estagio de matemática pude notar que grande parte doa alunos tinham dificuldades em resolverem equações do segundo grau utilizando a formula de Bháskara.

O site de jornalismo iFronteira <http://www.ifronteira.com/mobile-noticia-486>, publicou o desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), a escola ficou com 6,84 de média e 44ª colocação na lista geral. Apesar de terceira melhor da região, ela não atingiu a meta estabelecida pela secretaria para este ano, que era de 7,25, (publicado dia 02/04/2012 às 12h02min).

Apesar de não ter atingido a meta estabelecida pela secretaria da educação a escola esta no ranking das melhore escolas em matemática na 8ª serie do Ensino Fundamental.

Ranking das melhores escolas em matemática (8ª série do Ensino Fundamental)

Classificação Nome da Escola Município Média

49 ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA 46,1

<http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/051207/educacao_escolas.html>

REVISÃO TEORICA

Foi feita uma procura por documentos, artigos encontrados em livros e na internet, ou seja, fontes que evidenciem algo sobre o ensino de Bháskara, no qual foi possível encontrar variadas opiniões e informações referentes ao ensino de Bháskara.

Eduardo Henrique Gaspar (07/12/2009) apresenta um artigo no qual fala que a resolução de problemas é de fundamental importância para a educação matemática:

Gaspar (2009) afirma que:

Resolução de problemas é de fundamental importância para a educação matemática. Ela dá suporte para aplicações da matemática do cotidiano, motivando os estudantes da disciplina, visto que adéqua a matemática a situações reais que ocorrem com os alunos. A resolução de problemas deve ser feita através do raciocínio lógico e não de forma mecânica, pois deve-se incentivar instigar o aluno a pensar no processo de resolução e não usar fórmulas sem saber o porquê está usando. Neste artigo nos propomos a apresentar uma sugestão de atividade relativa ao ensino de resolução de equações do 2º grau na 8a série, dada através de exemplos práticos e do cotidiano. : (GASPAR, 2009, pg....)

Uma monografia que me chamou bastante atenção pertencente à Adriana Conceição de Bona da Universidade Do Extremo Sul Catarinense – UNESC do Curso De Pós-Graduação Especialização Em Educação Matemática (2006) diz que:

As dificuldades dos alunos não são produzidas somente no ensino médio, elas vêm desde as séries iniciais do ensino fundamental. No decorre dos anos escolares, antecedentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com