TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Produzidos Bhaskara

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

Impactos produzidos bhaskara

Como foi apresentado Bhaskara revolucionou historicamente as áreas matemáticas com suas contribuições e novos resultados sobre as equações indeterminadas. O matemático ficou conhecido por aprimorar o método que aqui no Brasil carrega o seu nome “a Fórmula de Bhaskara” que é principalmente usada para resolver equações quadráticas de fórmula geral ax²+bx+c=0.

Método esse muito utilizado na física, como por exemplo, na análise dos movimentos uniformemente variados (MUV). Como também tem utilidade pra química, sendo comum seu uso para avaliar a quantidade de um ácido que se ioniza, assim como a sujeição da solução em relação aos coeficientes da equação

Mas, além disso, esse método é utilizado no cotidiano, ajudando em diversos aspectos como na elaboração de projetos, cálculos de orçamentos em empresas de vendas e indústrias, e até mesmo solucionando problemas no ramo da construção civil. Basicamente qualquer prédio, casa ou outra qualquer construção que você veja por ai, tiveram que ser submetidos por diversos cálculos de equações quadráticas.

Um bom exemplo de utilidade cotidiana dessas equações é a Antena parabólica, que é usada para recepção de sinais de radio e televisão. Tendo um nome que já faz menção a sua funcionalidade.

Primeiramente deve-se saber que esse tipo de antena reflete o sinal que vem do espaço vindo de todas as direções para o seu centro que é onde fica o captor, facilitando a concentração de um sinal fraco em um único ponto fazendo o sinal ficar mais forte o que o torna da melhor recepção.

A pertinência dessas informações ao nosso tema está não na função em si da antena, mas, exatamente onde está localizado o captador da antena. È justamente ai que entra as funções quadráticas e assim a nossa dileta formula de bhaskara.  A forma geométrica da antena não é uma parábola simples, mas tem todos os elementos de uma.  Assim o captor se encontra bem no foco da parábola, a formula de bhaskara é essencialmente utilizado para acharmos esse ponto.  

Concluímos assim que as contribuições de bhaskara não se restringiram a causar impactos só em sua época, mas ainda continuam fazendo parte de nossas vidas tanto academicamente quando em nosso cotidiano.

        

UFRGS. Bhaskara descobriu a fórmula de Bhaskara? UFRGS, Rio Grande do Sul. s/d. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/bhaka.html. Acesso em 28 abr. 2018

USP. Bhaskara (1114 - 1185). USP, São Paulo. s/d. Disponível em: http://ecalculo.if.usp.br/historia/bhaskara.htm. Acesso em 28 abr. 2018

http://tecciencia.ufba.br/funcao-do-2o-grau/curiosidades

http://www.matematicanareal.com.br/2016/04/bhaskara-pra-que.html

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecom-artigos/2132-tel021.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com