TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedos E Brincadeiras

Ensaios: Brinquedos E Brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Os adultos, às vezes, não levam em consideração o que as crianças gostam de fazer e têm de bagagem. Questioná-las mais o sobre o que sabem, querem e o que gostam, assim, tornando o aprendizado mais prazeroso.

É necessária essa compreensão da importância do brincar para crianças como melhora da qualidade de vida, pois assim dar-se a noção de como o lúdico é de fundamental importância para o aprendizado.

As crianças desenvolvem muitos movimentos característicos do meio em que ela vive. Com tanta diversidade seria impossível que as crianças tivessem movimentos e ritmos padronizados. E levando em consideração que nós seres humanos temos o desenvolvimento diferente de uma criança para a outra.

Quando se fala em movimentos infantis referimos a pegar, engatinhar, girar, rolar, entre outros que constatamos em quase todas as crianças. E alguns destes movimentos podem acontecer no automático (para interagir com o meio) e outros podem ser espontâneos.

E com o passa dos anos os movimentos vão se ampliando, ou seja, os indivíduos vão tendo consciência do que eles estão fazendo. Mas não podemos esquecer que cada um tem seu tempo e ritmo.

E o brinquedo e a brincadeira são recursos que ajudam muito neste desenvolvimento infantil independentemente da faixa etária e ou tempo de aprendizado.

Brinquedo, brincadeira e jogo são termos que podem se confundir, uma vez que a sua utilização varia de acordo com o idioma utilizado. Para a caracterização do objeto lúdico, cada idioma possui um termo próprio, que identifica e designa o material concreto utilizado na brincadeira infantil. A palavra brinquedo, utilizado no português que indica a ação lúdica infantil é caracterizada pelos verbos brincar e jogar, sendo que brincar indica atividade lúdica não estruturada e jogar, atividade que envolve os jogos de regras propriamente ditos, é jouet no francês e toy na língua inglesa.

Para esclarecermos algumas duvidas a seguir veremos um pouco mais sobre brinquedos e brincadeiras.

BRINCADEIRAS

As brincadeiras são o modo que as crianças têm de se manifestar com naturalidade, será uma atividade não estruturada conforme suas vontades e exigências, gerando um prazer que possui um fim em si mesma e que pode ter regras implícitas ou explícitas. E também a maneira de elas entrarem em contato com valores e hábitos sociais antigos e contemporâneos.

Longe de ser uma simples maneira de os pequenos aprenderem as coisas (como acreditam muitos adultos), esse brincar, ora inventado, ora transmitido de geração em geração, permite que eles conheçam o mundo e passem a fazer parte dele.

A palavra em português que indica a ação lúdica infantil é caracterizada pelos verbos brincar e jogar, sendo que brincar indica atividade lúdica não estruturada e jogar, atividade que envolve os jogos de regras propriamente ditos.

A perspectiva sócio-cultural estuda o brincar a partir da concepção de que é o social que caracteriza a ação na atividade lúdica do sujeito.

Para Kishimoto (1999) o brincar tem a prioridade das crianças que possuem flexibilidade para ensaiar novas combinações de ideias e de comportamentos. Reunidos em grupos, eles podem trocar informações sobre maneiras diferentes de brincar .

As primeiras brincadeiras do bebê, que são caracterizadas pela observação e posterior manipulação de objetos, oferecem à criança o conhecimento e a exploração do seu meio através dos órgãos dos sentidos e com o passar dos anos essa manipulação vai se aprimorando e os objetos a ser explorados vão se diferindo de acordo com a idade e o interesse.

Outro fator que pode ser observado na brincadeira é o desenvolvimento emocional e da personalidade da criança.

A conduta lúdica oferece oportunidades para experimentar comportamento que, em situações normais, jamais seriam tentados pelo medo do erro ou punição. (KISHIMOTO, 1998, p. 140).

A brincadeira também é uma rica fonte de comunicação, pois até mesmo na brincadeira solitária a criança, pelo faz de conta, imagina que está conversando com alguém ou com os seus próprios brinquedos. Com isso, a linguagem é desenvolvida com a ampliação do vocabulário e o exercício da pronúncia das palavras e frases.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com