TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras, Os Brinquedos E As Atividades lúdicas são Importantes Para O Desenvolvimento No Estagio Sensório Motor

Pesquisas Acadêmicas: Brincadeiras, Os Brinquedos E As Atividades lúdicas são Importantes Para O Desenvolvimento No Estagio Sensório Motor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O objeito deste trabalho é refletir sobre como as brincadeiras, os brinquedos e as atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento no estagio sensório motor e cognitivo da criança de 2 a 3 anos. Pois, por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor. o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento da criança, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.

Apresentando a Delimitação do problema, justificativa, objetivos, hipótese e fundamentação teórica podemos perceber a importância do lúdico nessa fase da vida da criança.

.

Delimitação do problema

Como o pedagogo deve mediar o desenvolvimento no estagio sensório motor e cognitivo da criança de 2 a 3 anos, utilizando as atividades lúdicas e brincadeiras?

Justificativa

Nesse estagio a criança começa a ter o domínio do seu corpo, ela começa a explorar tudo intensamente, ela sente prazer em explorar novos ambientes. É necessário que a criança aprenda com aulas que desenvolvam a criatividade, e essas aulas precisam ser dinâmicas, lúdica, os brinquedos vão estimular a imaginação, para que assim inicie o processo de desenvolver o juízo moral.

A ação lúdica e a metacomunicação possibilita a criança compreender o pensamento e a linguagem do outro

As crianças não sabem, mas, ao brincar estão se desenvolvendo , podem aprender da maneira mais profunda, e não ter medo de errar.

A brincadeira é uma característica muito importante na vida de uma criança. Brincar é uma atividade fundamental para seu desenvolvimento. As brincadeiras auxiliam as crianças em seu desenvolvimento, a fazer amizades, a conviver com o próximo, a estimular a criatividade.

Brincar é a fonte lazer. E com tudo isso, entra o papel do professor, onde ele pode possibilitar situações em que a criança se expresse e aflore o que esta sentindo. O educador pode estabelecer um mecanismo de criar brincadeiras resgatando a criança para ela e entre em contato com o mundo real, e recriar para que isso não se perca.

Objetivos

 Conhecer as características do desenvolvimento da criança no estagio sensório motor

 Entender como o professor pode mediar este processo de aprendizagem da criança através do lúdico

 Como criar brincadeiras lúdicas para observar o desenvolvimento motor e cognitivo da criança

 Apontar estratégias que auxiliam o aluno, para que consiga se desenvolver com maior naturalidade nos seus primeiros anos de vida.

Hipótese

É de grande importância o papel dos jogos, brincadeiras e brinquedos, onde exercem no desenvolvimento da criança, pois o brinquedo estimula a representação de imagens que invocam aspectos da realidade.

Fundamentação teórica

Friedrich Wilhelm August Fröbel

Foi um pedagogo alemão com raízes na escola Pestalozzi. Foi o fundador do primeiro jardim de infância.

O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática

O alemão Friedrich Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas

Segundo Froebel: a criança precisa aprender como encontrar por si mesmo o centro de todos os seus poderes e membros para se agarrar e pegar com suas próprias mãos, andar com seus próprios pés, encontrar e observar com seus próprios olhos (Froebel 1912 c, p. 21).

Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas de fora – um dos fundamentos do aprendizado, segundo o pensador.

As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com