TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: Próclise, Mesóclise E Ênclise

Monografias: COLOCAÇÃO PRONOMINAL: Próclise, Mesóclise E Ênclise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 4

COLOCAÇÃO PRONOMINAL: Próclise, Mesóclise e Ênclise

RESUMO : Aborda as regras de Colocação Pronominal, discutindo suas implicações benéficas na fala e na escrita, bem como sua importância enquanto conteúdo da Língua Portuguesa

PALAVRAS-CHAVES: Regras, Importância, Pronome.

1. INTRODUÇÃO

A colocação correta dos pronomes, por parte dos alunos, tem sido, desde muito tempo, alvo de polêmicas e contestações, entre educadores e estudiosos interessados no ensino da norma Culta. Dentre os pontos de vista, escolhemos colocação pronominal como objeto de estudo. O presente artigo visa focalizar este aspecto e discutir suas regras e como aprendê-las.

Para tanto, nos basearemos nas formulações teóricas da gramática de Celso Cunha, José de Nicola/Ulisses Infante e Evanildo Bechara.

Objetivamos, ainda, contribuir para o melhor entendimento e ampliação do debate acadêmico deste importante tema.

2. COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase. Por isso, em certos casos, podem ocorrer diferenças entre o que a norma gramatical propõe e o que realmente se usa.

É essa natureza fonética da questão que deve ser considerada quando se estuda colocação pronominal. Segundo NICOLA(1994), devem ser observados dois aspectos:

a) A entonação das frases que a língua obedece, muitas vezes a necessidade expressiva, contrariando regras e preceitos lógicos e normativos;

b) A diferença entre o Português do Brasil e o de Portugal, que é justamente mais acentuada no aspecto fonético, fato que produz inquestionável diferença na colocação pronominal dos dois modos de falar.

O que acontece em nosso país, é que infelizmente o ensino gramatical tem deixado de observar esses aspectos e se apega simplesmente as regras. Analisa-se a colocação pronominal a partir dos critérios morfológicos e não fonéticos. Ou seja, toma-se como padrão culto a colocação pronominal portuguesa, violentando assim a entonação brasileira.

Para continuar o estudo, necessário se faz definirmos alguns conceitos fundamentais. Segundo Bechara, colocação pronominal “É a posição que os pronomes oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem”.

Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, os, a, as, nos, vos, lhe, lhes) apoiam-se no acento tônico de outra palavra por serem desprovidos de tonicidade própria. Na frase, esses pronomes podem, dependendo de certos fatores, aparecer em três diferentes posições em relação ao verbo: antes, no meio ou depois. Vamos ver, a seguir, as principais orientações para o emprego dos pronomes na língua culta.

a)Próclise – ocorre quando o pronome átono está colocado antes do verbo que complementa. Essa é a colocação mais normal do português brasileiro.

Segundo CUNHA (2008), é preferível o uso de próclise nas orações que contem uma palavra negativa, quando entre ela e o verbo não há pausa; nas orações iniciadas com advérbios interrogativos; nas orações iniciadas por palavras exclamativas, bem como nas orações que exprimem desejo(optativa); nas orações subordinadas desenvolvidas, ainda quando a conjunção esteja oculta; com o gerúndio regido da preposição em.

b)Mesóclise – ocorre quando a colocação dos pronomes oblíquos átonos se encontra no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com