TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO

Dissertações: COMUNICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

O termo “comunicação” promana do latim comunicare, cognato de múnus (função, encargo). No parecer de Ernout e Meillet (1951, p.749), todos os cognatos de múnus têm valor jurídico. Segundo Bréal e Baily (s.d., p.209), communis (comum) significa, literalmente, “qui a même charge” (que tem o mesmo cargo).

A ideia de participação, cooperação está implícita no sentido de comunicação. A alteridade, ou seja, o outro, é pressuposto básico da comunicação, pois, esta não se realiza se não houver emissor e receptor. A simples emissão de uma mensagem não encerra o ato comunicativo: é imprescindível que haja ao menos um destinatário a recepcionar a mensagem emitida. O entendimento é, dessarte, a substância (substare – estar debaixo ) do ato comunicativo, o que torna o ser humano um ser político.

Ser político é estar implicado com a polis, a saber, exercer a cidaddania, o que significa ponderar, pesar, julgar, formar juízos de valor. Já diziam os antigos: quem não é cidadão não é homem (si non est civis, non est homo).

O objetivo dos seres humanos na construção da sociedade é a harmonização da identidade na diversidade, da unidade na pluralidade. A consecução de tal objetivo demanda um conjunto de normas reguladoras do convívio humano. Temos, então, as sementes germinadoras do Direito: ubi societas, ibi jus.

COMUNICAÇÃO – modus operandi – O DISCURSO

O homem é um ser social e se difere dos outros seres que vivem reunidos pela capacidade de julgar e discernir, estabelecendo regras para a vida em sociedade. Tal concepção, nascida em A Política, de Aristóteles, implica estabelecer a necessidade de linguagem para que o homem possa se comunicar com os outros e, juntos, estabelecerem um código de vida em comum. Então, a linguagem, capacidade comunicativa dos seres, constrói vínculos entre os homens e possibilita a transmissão de culturas, além de garantir a eficácia dos mecanismos de funcionamento dos grupos sociais.

Para que a comunicação ocorra, é necessário que seis elementos estejam presentes: emissor, receptor, mensagem, código e canal. Cada um deles exerce um papel essencial no processo de comu¬nicação, e qualquer falha com um desses elementos pode prejudicar ou invalidar a percepção ideal da mensagem. Trataremos aqui tais elementos levando em conta a comunicação objetiva e cotidiana, entendendo que, na comunicação literária, outros fatores podem estar envolvidos.

Para efetuar a operação comunicacional, que pretende estabelecer influências e convergências entre os componentes da sociedade, concorrem os seguintes elementos essenciais:

Emissor (locutor falante):

É o remetente da mensagem, aquele que elabora sua idéia e a transforma em código para ser enviada ao receptor. O processo de codificação da mensagem exige do emissor que ele:

a) conheça o código utilizado e suas peculiaridades;

b) construa sua fala dentro das regras convencionadas pela língua;

c) estruture sua fala de forma inteligível e clara;

d) escolha o canal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com