TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cabelo: Estrutura Básica e cor

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

INSTITUTO EMBELLEZE

CURSO DE CABELEREIRO

ADRIANA SANTOS DE OLIVEIRA

PROFESSORA: BÁRBARA ARAÚJO

RIBEIRÃO PIRES/SP

2018


ADRIANA SANTOS OLIVEIRA

Trabalho de conclusão de curso

Apresentado ao Instituto Embeleze de Ribeirão Pires, curso de cabelereiro, ministrada pela professora Bárbara Araújo.

PROFESSORA: BÁRBARA ARAÚJO

RIBEIRÃO PIRES/SP

2018

Dedico á professora na orientação deste trabalho e me incentivou em todos os momentos, tornando possível a conclusão do curso.

Quero agradecer também ao meu marido que de uma forma muito especial, sempre me deu força, ao meu filho que ilumina minha vida, e é um dos motivos para continuar sempre buscando dar o melhor de mim.

Sumário

INTRODUÇÃO        6

Resumo da apostila sobre colorimetria capilar, cortes e mudança de FORMA.        7

O que é colorimetria capilar?        7

As cores na colorimetria capilar        7

  1. Cabelo: Estrutura Básica e cor        8

Considerações finais        19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


RESUMO

Pretende-se neste trabalho abordar algumas técnicas especificas ,como se utiliza os produtos, como são feitos passo a passo de alguns trabalhos.

Destaca-se como o profissional cuida para que os cabelos estejam nos tamanhos ideais para cada tipo de pessoa, aprimorando sempre pelo melhor resultado que agrade seu cliente.

Mostra-se que pintar cabelo não é um processo tão simples e envolve também a estrutura do cabelo e fio e as diferentes formas que cada tintura oferece.

Portanto para lidar com as transformações do cabelo, sem prejudicar a saúde dos fios é preciso ter grandes conhecimentos nesta área.

Palavras chaves: cabelo, profissional, técnicas.

  1. 1   INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo verificarmos como é feito o trabalho do cabelereiro passo a passo.

Logo de inicio faz- se a apresentação do o que é colorimetria, o que são as cores primarias secundárias e como formam as terciárias, como são feitos as misturas, ainda na mesma página é trazido também à estrutura básica e a cor.

Em seguida são apresentadas a historia dos cortes, as tendências de cada ano, mostra-se como definir um corte conforme seu formato do rosto, como são feitas as franjas e quais são os tipos.

  Ainda no decorrer do trabalho mostram-se os métodos de mudanças de forma, as mudanças permanente do cabelo, alisamento e relaxamentos e por fim apresento a ondulação permanente.

  1. RESUMO DAS APOSTILAS SOBRE COLORIMETRIA CAPILAR

O que é colorimetria capilar?

A colorimetria é uma ciência que estuda em diversas áreas para determinar cores a partir de avaliação de matriz, intensidade e saturação, para aplica-la é necessário o conhecimento aprofundado dos tipos de cores e de como elas se comportam em relação ás outras.

Quando é utilizada para aplicação nos cabelos, essa ciência é conhecida como colorimetria, e serve para a base para  que  o profissional cabelereiro atinja a coloração adequada nos cabelos dos clientes.

Partindo desse pressuposto isso leva você entender que é a matéria mais importante que um cabelereiro precisa ter para ser melhor profissional na transformação de cores de cabelo através da coloração.

  1. As cores na colorimetria capilar

As cores primárias fundamentais são as cores puras e não podem ser produzidas por qualquer mistura são elas: azul, vermelho e amarelo, a associação entre estas cores dá origem a todas as outras.

As cores secundárias, ou complementares são os resultados de misturas com as cores primárias em proporções iguais vejam a baixo:

Azul+ amarelo=verde

Vermelho +azul= roxo

Amarelo+ vermelho= laranja

As cores terciárias são originadas a partir de uma cor primária com uma cor secundária resultando em uma cor terciária

  1. Cabelo: Estrutura Básica e cor

A parte externa dos cabelos e a estrutura dos fios e dividida em parte central e a medula que não esta presente em todos os fios, na medula não há presença de queratina e sua real função ainda é desconhecida.

O córtex é responsável pela resistência ,elasticidade e dor do fio e ocorrem as interações e transformações químicas responsáveis pelas mudanças da cor dos fios.

  1. A cutícula é a camada mais superficial do fio do cabelo e ela e mais rígida e protege o córtex e a medula que são mais delicadas e também age como uma barreira para produtos químicos como coloração, loções, relaxamentos ou permanentes, porem para serem quebradas, essas barreiras podem ser através de um PH alto e /ou temperatura alta que podem aliviar ou até mesmo desgruda-lo permitem que os produtos químicos penetrem-no fio.

A maior parte do cabelo e composta de queratina responsável pela cor natural do cabelo.

  1. Formas de coloração

O processo de coloração do cabelo é dividido em duas categorias:

  • Primeira denominada coloração, que é uma deposição ou coloração temporária ,que são usados matérias que são coloridos e depositam progressivamente sobre o fio de cabelo como extrato de plantas e corantes naturais, esse tipo de coloração contem apenas um componente.

Não necessita de misturar com revelados ou ativados oxidante pois isso, não tem reações químicas e não modifica a estrutura do fio apenas dar um reflexo colorido ao tom natural do cabelo.

Esse tipo de coloração não é capaz de clarear a cor natural do cabelo, a cor do cabelo pode ser alterado pela degradação natural e pela exposição  ao sol, onde temos as cores dos fios sendo alteradas por foto de gradação através da oxidação da melanina natural presente  nos fios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (163.3 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com