TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlos Chagas

Artigos Científicos: Carlos Chagas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 3

Carlos Chagas

Carlos Chagas, em seu laboratório no Instituto Oswaldo Cruz

Nacionalidade: Brasileira

Residência: Brasil

Nascimento: 9 de Julho de 1878

Local: Oliveira

Falecimento: 8 de novembro de 1934 (56 anos)

Local: Rio de Janeiro

Causa: Infarto

Cônjuge: Iris Lobo Chagas

Atividade

Campo(s): Medicina, saúde pública e bacteriologia

Instituições: Instituto Oswaldo Cruz

Alma manter: Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Conhecido (a) por Descrever completamente uma infecção

• Doença de Chagas

• Estudo da Malária

A “tripla descoberta” da doença de Chagas é considerada única na história da medicina, em que um só cientista descobre o vetor (o barbeiro), o causador ou agente etiológico (o protozoário Tripanosoma cruzi) e ainda descreve a patologia. Essa descoberta ímpar tem a marca de Minas Gerais desde a naturalidade do descobridor até o cenário da descoberta.

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu na Fazenda Bom Retiro, em Oliveira, Minas Gerais, no dia 9 de julho de 1879. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e sua tese de conclusão de curso foi dedicada ao estudo da malária, tendo como orientador Oswaldo Cruz. Pela qualidade de seu trabalho, em 1905, Chagas foi convidado por Cruz para controlar a malária em Itatinga, São Paulo, onde a doença atacava os trabalhadores da Companhia Docas de Santos, causando paralisação das obras. Ali Chagas desenvolveu métodos de controle que foram bem sucedidos, razão que motivou Oswaldo Cruz a solicitar novamente a sua colaboração para o controle da malária em Lassance, cidade do interior de Minas, onde a doença atacava os trabalhadores que construíam uma nova linha de trem da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em Lassance, Chagas não só controlou a malária, como descobriu a doença que hoje leva o seu nome. Chegou em Lassance em 1907, instalando-se em um vagão de trem que lhe serviu de casa e laboratório. A descoberta é uma história interessantíssima, em que se conjugam vários encontros e o espírito preparado do cientista, para unir os fatos e descrever o ciclo de transmissão da doença.

Como cientista, além de estudar os mosquitos que transmitiam a malária, examinou sangue de diversos animais da região, encontrando um parasito (protozoário) no sangue de sagüis. Na época já se sabia que protozoários presentes em sangue de animais podiam causar doenças em humanos e Chagas estava atento para esse fato. Além disso, soube pelo chefe dos engenheiros da obra da estrada de ferro, o Dr. Canarino Mota, que um inseto conhecido como barbeiro ou chupão, tinham o hábito de picar o rosto das pessoas, à noite, enquanto dormiam. Curioso, Chagas examinou alguns desses barbeiros em seu vagão-laboratório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com