TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlos Gonçalves

Artigo: Carlos Gonçalves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/12/2012  •  2.772 Palavras (12 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 12

1 O Homem do Regime 1

2 O início da Franquismo 3

2.1 Quando surge o Franquismo? 3

2.2 Guerra Civil Espanhola 3

2.3 Apoios externos na Guerra Civil Espanhola 3

2.4 Fim da Guerra Civil 4

2.5 Consequências da Guerra Civil Espanhola 5

2.6 Franco assume o poder 5

3 Fundamentos ideológicos, base social e política do regime franquista e o seu Desenvolvimento 5

3.1 Falange Espanhola 5

3.2 Ideologia e fundamentos ideológicos 6

3.3 Base Política do Franquismo 7

3.4 Base Social 7

3.5 Grupos sociais que apoiaram 9

3.6 Grupos sociais que criticavam 9

3.7 O Franquismo e a Segunda Guerra Mundial 9

3.8 Reconhecimento do Regime de Franco no exterior 10

4 Os Horrores da ditadura de Franco 11

4.1 Campos de concentração franquistas 11

4.2 Bebés roubados do Franquismo 11

5 O fim do Franquismo 12

Índice de Figuras

FIGURA 1- GENERAL FRANCO 1

FIGURA 2- ESTÁTUA DE FRANCO EM SANTANDER 2

FIGURA 3 – DOCUMENTO 4

FIGURA 4 – FRANCO JUNTO DO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, EISENHOWER 10

1 O Homem do Regime

Francisco Paulino Hermenegildo y Bahamonde Salgado Pardo de Andrade nasceu em Ferrol, Corunha, a 4 de Dezembro de 1892 e faleceu em Madrid a 20 de Novembro de 1975, foi um militar e chefe de estado de Espanha. Filho de um oficial de Marinha e de uma senhora de classe média entra para a academia de Infantaria de Toledo em Agosto de 1907. Aos 20 anos é enviado para Melilla, como Tenente-Coronel, na zona espanhola de Marrocos, distinguindo-se pelo seu valor e frieza no combate nas campanhas bélicas em Marrocos. É nomeado Chefe da Legião estrangeira em 1923 e participa activamente no desembarque de Alhucemas e na reconquista do Protectorado. No mesmo ano, casa com Carmen Polo Martínez Valdés. Três anos mais tarde, nasce Carmen Franco Polo, única filha do Casal. Entre 1928 e 1931 dirige a Academia Militar de Saragoça. Quando da Implantação da República (1931), é afastado de cargos de responsabilidade e é destacado para os governos militares da Corunha e das Baleares. O triunfo das forças de direita em 1933 fá-lo regressar a altos cargos do exército, e em Março de 1934, com 33 anos é promovido a General, o mais jovem da Europa. Planifica a cruel repressão da Revolução das Astúrias (1934) com tropas da Legião. Quando Gil Robles ocupa o Ministério de Guerra, é nomeado chefe do Estado Maior Central (1935). Dois anos volvidos, em Fevereiro, a Frente Popular vence as eleições, e Franco é nomeado para as Ilhas Canárias. Dali mantém Contacto com Mol e Sanjurjo, que preparam o levantamento militar. Em 17 de Julho voa das Canárias até Marrocos, revolta a guarnição e torna-se comandante das tropas. Cruza o Estreito de Gibraltar com meios precários, (aviões cedidos por Mussolini e Hitler e navios de pouca tonelagem), e avança até Madrid por Mérida, Badajoz e Talavera de la Reina. Apodera-se rapidamente da direcção militar e política de guerra (Setembro de 1936). Em Abril de 1937 une os partidos de direita e coloca-se à frente da nova organização como “caudillo”. Em Janeiro de 1938 converte-se em chefe de Estado e do Governo. Anos mais tarde diz que apenas presta contas da sua actividade “perante Deus e perante a história”. Ao que parece, está convencido de ser o homem escolhido pala divina providência para reger os destinos de Espanha.

2 O início da Franquismo

2.1 Quando surge o Franquismo?

O Franquismo surge na Espanha, na década 30 do século XX, Franco chega ao poder num momento de intensa crise económica e social. Não chega ao poder através do voto, nem através de um simples golpe entre elites, mas sim através de uma guerra civil, onde a República é abolida, e reinstaurada a Monarquia.

2.2 Guerra Civil Espanhola

A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um sector do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após um pronunciamento dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de Julho de 1936, e terminou em 1 de Abril de 1939, com a vitória dos rebeldes e a instauração de um regime ditatorial de carácter fascista, liderado pelo general Francisco Franco. Este foi um dos acontecimentos mais traumáticos que ocorreu antes da 2ª guerra mundial. Nela estiveram todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX.

2.3 Apoios externos na Guerra Civil Espanhola

Durante três anos, a Espanha serviu de campo de manobras aos armamentos e tropas dos protagonistas da II Guerra Mundial. A Alemanha nazi enviou para Espanha uma legião, constituída por tropas especializadas: equipadas com aviões modernos, carros de combate e artilharia antitanque. A legião “Condor” fez da guerra civil um «campo de ensaio» das novas armas e técnicas de combate que a Alemanha viria a utilizar na II Guerra Mundial. Foram aviões alemães que efectuaram o primeiro bombardeamento aéreo a uma cidade - Guernica, no País Basco, mais tarde esta cidade foi imortalizada em um dos quadros de Picasso.

Significativa foi a presença, ao lado dos republicanos, de alguns milhares de voluntários americanos e europeus, formando as chamadas Brigadas Internacionais.

De Portugal, Salazar autorizou a partida de um grupo de «voluntários»

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com