TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreira

Resenha: Carreira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Resenha  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

fp/carreira-educação »

Passar em um concurso público não é como estar em uma corrida em que o vencedor é aquele que chega rapidamente, ao contrário, se preparar para as provas é como viver uma maratona, o que exige muita determinação para permanecer até chegar ao objeivo. Por conta disso, a coaching no assunto, dona do site SOS Concurseiro, Letícia Nobre, dá dicas para aqueles que querem alcançar a tão sonhada vaga.

Ela explica que o primeiro passo do concursando é adaptar o estudo a sua vida e não o contrário. "Quando nos impomos uma tarefa, dificilmente dará certo. Sempre reforço a necessidade do candidato conhecer seus limites e lidar com eles. Qualquer pessoa é capaz de achar tempo para estudar, mesmo que trabalhe o dia todo. A decisão exige disciplina e persistência, especialmente para aqueles que estão longe dos livros há algum tempo", esclarece ela, que é jornalista especializada em concursos.

Divisão dos horários de estudo

Na maior parte das vezes, são muitas disciplinas para serem estudadas e é preciso assistir aulas, ouvir gravações, fazer resumos, ler livros e resolver provas anteriores de cada uma. São muitas coisas para aprender, mas como dividir o horário de estudo dentro de cada matéria? A especialista indica:

"Recomendo que crie-se módulos de estudo de 1h30 a 2h, com 10 a 15 minutos de intervalo. Dentro deste módulo, o candidato deve ler a teoria e/ou assistir à videoaula e fazer anotações em forma de fichamento ou resumo. Os exercícios devem ser feitos depois que tiver um pouco de teoria, sempre corrigindo as questões e identificando onde estão os erros e acertos. O ideal é não estudar matérias semelhantes na sequência", aconselha

Quanto tempo estudar por dia

Para Letícia Nobre, o candidato deve separar as matérias por módulos e se dedicar aos estudos por pelo menos duas horas a cada dia que estiver disposto a pegar nos livros. "Na minha opinião, o mínimo ideal são duas horas por dia para que seja possível absorver a matéria que está sendo estudada. Até porque leva-se um tempo somente para se concentrar no que se está fazendo", afirma ela.

Procurando tentar dar um jeito na falta de tempo ou na otimização do aprendizado e/ou treinamento da matéria, sempre há aqueles candidatos que varam a madrugada. Será que isso é adequado? "Não é possível julgar quem estuda de madrugada. Porém, eu não defendo essa ideia. O organismo está preparado para ficar acordado de dia e dormir de noite. Todo o metabolismo fica bagunçado quando essa ordem é invertida. O desgaste físico pode não valer a pena. Acredito e defendo que é possível se organizar a ponto de não ter nenhuma necessidade de se estudar de madrugada e manter o equilíbrio orgânico em prol disso", recomenda Letícia Nobre.

Otimizando o tempo

Muitas pessoas trabalham, têm família para cuidar, se ocupam com outros assuntos e não têm muito tempo para se dedicar aos estudos para concursos. Como lidar com isso e otimizar o tempo? Para Nobre, a primeira atitude é conhecer as regras do jogo e se preparar para elas. Isso quer dizer definir pré-requisitos que o cargo desejado deve ter, saber que cargos se encaixam nessas exigências (salário, local de trabalho, função) e identificar o perfil de prova que é exigido.

Paralelo a isso, é preciso estipular metas intermediárias e objetivo final de um cargo. "A falta de referência faz com que o candidato fique extremamente perdido. Também é importante definir orçamentos para os gastos com concursos. Há uma infinidade de materiais, ferramentas e acessórios que podem ajudar e muito, mas o excesso é tão prejudicial quanto a falta. Assim, é preciso saber quais materiais comprar e a que tempo. Digo que hoje, fazer um concurso público é como um projeto de investimento em carreira e, por isso, precisa ser tratado como tal" , comenta ela.

Outra forma de otimizar o tempo é eliminar a distração, ter um local específico para estudar e contar com material

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com