TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carreiras Multiformes

Por:   •  16/6/2015  •  Abstract  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: “a carreira está morta – longa vida à carreira” esta é a mensagem ambígua sobre as carreiras que nós estamos levando para o próximo milênio. O ambiente de negócios está altamente turbulento e complexo, resultando em carreiras terrivelmente ambíguas e contraditórias. Indivíduos, talvez em auto defesa, estão tornando ambivalentes seus desejos e planos para o desenvolvimento das carreiras. O tradicional contrato psicológico no qual um empregado entrava na empresa trabalhava duro, cumpria bem as tarefas, era fiel e comprometido e assim ganhava recompensas cada vez maiores e segurança no trabalho, tem sido trocado por um novo contrato baseado sobre o aprendizado continuo e mudança de identidade guiada pela procura sobre o que Herb Shepard chamou de “a trajetória com o coração”. Em resumo, a carreira organizacional está morta, enquanto a carreira multiforme está viva e próspera. Neste artigo especial do O Executivo nós examinaremos as maneiras pelas quais o ambiente de trabalho e o executivo do século 21 irão moldar a direção da carreira nos anos que virão. Neste ensaio aberto, nós iremos providenciar um breve panorama da carreira emergente, para ambas, organizações e indivíduos. Daí, nós retornaremos para a visão global dos artigos desta edição especial.

O novo contrato de carreira

Enquanto que a escrita popular sobre este tema foi exagerada, está claro que no próximo século o que nós agora chamamos de o novo contrato de carreira irá ser simplesmente parte da vida de trabalho diária. Vamos considerar o que será algumas características essenciais deste contrato de carreira. (estas características estão resumidas na tabela 1, baseada no trabalho de Hall e Mirvis).

Carreiras multiformes. A carreira do século 21 será multiforme, uma carreira que é conduzida por uma pessoa, não pela organização, e que será reinventada por uma pessoa de hora em hora, assim como a pessoa e o ambiente de trabalho mudam. (este termo é derivado do deus grego Proteus, que podia mudar seu formato à vontade.)

Sucesso psicológico. A última meta da carreira é o sucesso psicológico, o sentimento de orgulho e realização que vem de alcançar mais um objetivo na vida, seja eles uma conquista, a felicidade em família, paz interior ou alguma outra coisa. Isto está em contraste com o vertical sucesso sob o velho contrato de carreira, onde os objetivos eram escalar a pirâmide corporativa e fazer muito dinheiro. Enquanto há somente um caminho para atingir o sucesso (fazendo ele o topo) há infinitos caminhos para atingir o sucesso psicológico tão bem quanto as necessidades específicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com