TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Pero Vaz De Caminha

Ensaios: Carta De Pero Vaz De Caminha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

A CARTA de Pero Vaz de Caminha (1ª Parte)

«Senhor

Posto que o capitão-mor desta vossa frota e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que se ora nesta navegação achou, não deixarei também de dar disso a minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que, para o bem contar e falar, o saiba pior que todos fazer.

Mas tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade, a qual bem certo creia que, por aformosentar nem afear, haja aqui de pôr mais do que aquilo que vi e me pareceu.

Da marinhagem e singarduras do caminho não darei aqui conta a Vossa Alteza, porquanto o não saberei fazer e os pilotos devem ter esse cuidado. E, portanto, Senhor, do que hei-de falar começo, e digo que a partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira, 9 de Março.

E sábado, 14 do dito mês, entre as oito e as nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grã-Canária e ali andamos todo aquele dia em calma, à vista delas, obra de três ou quatro léguas.

E domingo, 22 do dito mês, às dez horas pouco mais ou menos, houvemos vista das Ilhas do Cabo Verde, isto é, da Ilha de São Nicolau, segundo dito de Pero Escolar, piloto.

E à noite seguinte, à segunda-feira, quando amanheceu, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com sua nau, sem haver aí tempo forte nem contrário para poder ser. Fez o capitão suas diligências para achá-lo, a umas e a outras partes, e não apareceu mais.

E assim seguimos por este mar de longo até que, terça-feira de Oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de Abril, cerca 660 ou 670 léguas da dita ilha, segundo diziam os pilotos, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que também chamam rabo-de-asno.

(...)»

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com