TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta de Pero Vaz de Caminha

Por:   •  30/3/2015  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  4.222 Visualizações

Página 1 de 2

A Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o “achamento do Brasil é o o primeiro documento escrito da história brasileira e consiste em um relato das impressões do escriba a cerca do Novo Mundo.

Este documento datado de 1º de Maio de 1500 e foi entregue a Dom Manuel pelo navegador português Gaspar de Lemos. Neste documento percebe-se o encantamento dos Europeus com o Novo mundo e documenta aspectos físicos da terra encontrada e menciona o avistamento de um monte denominado posteriormente como monte Pascal, o desembarque em solo brasileiro e também a primeira missa rezada no Brasil.

Caminha teve como principal preocupação informar transmitindo o mais minuciosamente possível os dados a respeito de tudo o que havia na nova terra. Incluiu em seu inventário uma minuciosa descrição das pessoas, animais, planta, relevo, vegetação, clima, frutas.

Pode-se observar também o pensamento mercantilista da época e a preocupação na existência de metais preciosos no solo, também verifica-se o ponto de vista missionário, onde ele sugeria ações para “salvar” os indígenas ( que nada mais era do que uma justificativa para explorar economicamente a nova terra.

Esta que é o primeiro documento escrito em solo brasileiro permaneceu oculta por mais de 200 anos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo da coroa portuguesa, sendo divulgada somente em 1773 pelo historiador José de Seabra e Silva e divulgada somente em 1817 no Brasil pelo Padre Manuel Aires de Casal.

A carta de Pero Vaz de caminha permite um primeiro contato com a formação do Brasil, pois constitui-se de um relato vivo, claro a respeito de todos os acontecimentos que nortearam o primeiro contato dos portugueses com a terra brasileira e seus habitantes. Por isso mesmo trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental permite que se inicie um processo de aprendizagem baseado em inferências sobre documentos e outras fontes.

Abordar a carta de Pero Vaz de Caminha requer um trabalho multidisciplinar uma vez que muitos aspectos da mesma podem ser trabalhados: Lingua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Cultura, Religião e etc...

Dentro desta ótica, pode-se trabalhar com as mudanças na forma escrita das palavras, levando-os a perceber essas diferenças e também uma abordagem crítica do documento, criando um paralelo com os fatores culturais desta época.

Pode-se criar o desafio de que os alunos façam a descrição do descobrimento de uma nova terra ou mesmo de um novo planeta e que relatem minuciosamente como Pero Vaz de Caminha o fez a fim de registrar todos os aspectos possíveis deste “descobrimento”.

Também pode-se questionar o termo “descobrimento” que substitiuiu o termo “achamento” descrito na primeira carta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com