TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Será Que O Brasil Está Preparado Para A Copa De 2014

Trabalho Universitário: Será Que O Brasil Está Preparado Para A Copa De 2014. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITOS

A Copa do Mundo de Futebol é o maior evento do esporte mais popular do mundo. Tão grande quanto no aspecto popular pode se compar aos Jogos Olímpicos, pois ambos são uma competição Mundial.

Até hoje já foram realizadas 18 Copas, em 15 países, de três continentes diferentes. Em 79 anos de Mundial, o Brasil ganhou a Copa do Mundo em 5 vezes.

Setenta e sete nações disputaram a Copa desde a sua primeira edição, no Uruguai, em 1930. Algumas mudaram de nome, outras nem existem mais. A Fifa, organizadora do torneio, possui mais filiados do que a própria ONU (Organização das Nações Unidas).

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

HISTÓRICO

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando a FIFA, e decidido organizar um torneio envolvendo seleções de vários países.O primeiro troféu, que levava o nome do idealizador, teve sua posse definitiva conquistado pelo Brasil. A nova taça, de posse transitória, chama-se simplesmente "Copa do Mundo".

A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Apenas 16 seleções participaram, convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias. A seleção uruguaia consagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da Segunda Guerra Mundial.

Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. O Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final foi realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro) O Uruguai tornou-se campeã vencendo o Brasil por 2 a 1.

Em 2006, a Alemanha recebeu a 18ª Copa da história na época em que o país era dividido pela Guerra Fria em Ocidental e Oriental. Os alemães do oeste viram a seleção da casa faturar seu segundo título.

Na edição de 2010, pela primeira vez, o continente africano recebeu a competição, sediada na África do Sul.

E em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo novamente.

REQUISITOS

INFRAESTRUTURA

Apesar dos grandes investimentos nas cidades-sedes e no planejamento da copa, se não há uma previsão de uso da infra-estrutura montada para o evento, após o término do mesmo, podem ocorrer perdas aos cofres públicos. Os governantes precisam assumir grandes gastos após os eventos para manutenção das estruturas, que apesar de passarem a ser pouco usadas necessitam desses investimentos. Por exemplo, “a Grécia que gasta cerca de R$ 202 milhões por ano para manter suas construções depois das olimpíadas e a cidade de Montreal que somente em 2006, após 30 anos da realização dos Jogos Olímpicos, conseguiu sanar uma dívida, cerca de R$ 2,8 bilhões” (Golden Goal, 2010).

INVESTIMENTO

Apesar dos grandes investimentos nas cidades-sedes e no planejamento da copa, se não há uma previsão de uso da infra-estrutura montada para o evento, após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com