TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Cultivar O Amor A Leitura

Ensaios: Como Cultivar O Amor A Leitura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Esse é o desafio nos dias actuais.

Ninguém nasce gostando de ler, somos educados para certos hábitos e nos identificamos com certas necessidades que, com o passar do tempo, vamos descobrindo. Os pais precisam investir na leitura, incentivar os filhos a lerem o máximo.

Somos educados para certos hábitos e nos identificamos com certas necessidades que vamos descobrindo ao longo da nossa existência. As famílias precisam investir na leitura, incentivando seus filhos a lerem o máximo que puderem.

A formação do hábito de ler pode encontrar um paralelo na formação do hábito alimentar: assim como a criança come o que a família ou grupo consome, levando em consideração a cultura, o poder aquisitivo, e o tempo disponível no preparo da alimentação, a criança também só irá formar hábitos de leitura se esses mesmos factores forem satisfatórios (cultura, poder aquisitivo e tempo), com o agravante da leitura não constituir insumo básico para a sobrevivência física. No entanto, a habilidade de ler e entender o mundo e seus códigos é um dos principais factores de inclusão social, competitividade e sobrevivência cultural.

Numa casa onde se encontra de tudo, menos alguns exemplares de livros, crianças não encontrarão o ambiente necessário para uma boa formação intelectual.

Com certeza, a escassez de livros numa casa será recompensada pela qualidade do interesse de pais que demonstrem gosto pela leitura, e o pouco que tem para ler, o fazem com sofreguidão. Se crianças esbarram com pais que, volta e meia, estão com livros na mão, compulsando-os avidamente, terão seu interesse despertado para saber o que há de tão cativante em tais livros que prendem tanto a atenção de seus pais.

O exemplo de casa é, portanto, o principal incentivo para que, na tenra infância a criança já comece a ter interesse pela leitura. Investimento que se faça também em leituras colectivas de livros, interpretação de textos e serões semanais para se contar historias para as crianças serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com