TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Escrever Uma Redação Dissertativa

Exames: Como Escrever Uma Redação Dissertativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  427 Visualizações

Como escrever uma redação dissertativa

Dentre os diversos gêneros textuais comportados pela linguagem escrita, a redação dissertativa (conhecida simplesmente como dissertação) é uma das mais comuns nos meios acadêmicos, em concursos de admissão e em alguns meios corporativos. Ainda que não seja necessário escrever um texto dissertativo no sentido estrito, conhecer este tipo de texto ajuda no encadeamento de idéias e na articulação geral das mesmas, tanto de forma escrita quanto oral.

Uma dissertação é composta, de maneira geral, por três partes ou blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão. A terminologia para designar estas três partes pode variam, mas sempre se refere a essas três partes. Um texto com começo, meio e fim é o modo mais adequado de expressar idéias com clareza.

O texto se inicia com o título - não sendo propriamente parte do texto, mas a primeira linha a ser observada pelo leitor. O título deve ser conciso, precisamente relacionado com o tema a ser desenvolvido e desprovido de ambigüidades, a não ser que este recurso faça sentido no contexto a ser desenvolvido e não fuja exageradamente do tema. O título pode ser escrito apenas quando o texto estiver completo, e usualmente esta é a melhor forma de criar um título que faça sentido e chame a atenção do leitor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com