TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ser Um Cidadao

Casos: Como Ser Um Cidadao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Como podemos estar vivendo em um país que não progrediu em relação à cidadania, mas o que realmente significa essa palavra?

Ela nada mais é segundo Dimenstein “o direito de ter uma ideia e poder expressa-la”.

Dimenstein retrata em seu livro as engrenagens que fazem com que nossa digamos cidadania se torne uma “cidadania de papel”.

Tais engrenagens que produzem o que estamos vivendo. A violência, o desemprego, a falta de escola, a desnutrição, a falta de educação de qualidade, o descaso com os direitos humanos e com a população de menor rendimento financeiros, relatando um país socialmente injusto idêntico ao livro.

Quando Dimenstein faz a pergunta “Existe algo de comum entre você e o menino de rua?” achamos realmente uma loucura, mas se pararmos para pensar estamos olhando apenas para o nosso umbigo e deixando de refletir.

A semelhança entre nós e um menino de rua é a simples falta de cidadania, nós por não exercemos e ele por nunca ter tido a oportunidade de aprendê-la, devido a inúmeros problemas que tem de enfrentar no dia-a-dia.

A cidadania vem de casa, como pode crianças pobres vulneráveis que não tem oportunidades para progredir, que dentro de casa tem o contato com a violência do pai com a mãe ou com ele próprio, a falta do que se alimentar tendo que passar necessidade, não vê outra saída a não ser ir para as ruas mendigar ou praticar a violência para ter o que se alimentar e levar para a família ou ate mesmo para se refugiar do transtorno que sofre em casa como as meninas que se prostituem e através da “pezada” abortam quando estão grávidas para poder continuar se prostituindo e sustentando tanto ela como a família.

O autor ao relatar no livro que no Japão os alunos concluem o segundo grau já tem seus próprios apartamentos enquanto isso no país em que vivemos muitos idosos, pessoas formadas não tem nem casa própria imagina os estudantes que ainda vão se formar, irão se formar aqueles que têm condições, pois os que não têm muitas das vezes nem consegue terminar o ensino fundamental por terem que ajudar financeiramente as famílias e deixam os estudos em segundo plano.

Que falta de cidadania é essa, aonde queremos chegar com esses absurdos com essa crueldade com nossa sociedade. Podemos chegar à conclusão que a falta de cidadania não atinge só o país em que vivemos, mas sim o mundo.

O descaso e a falta de respeito em que estamos vivendo mesmo depois do surgimento dos Direitos Humanos que garante pelo menos no papel que todos somos iguais e temos os mesmos direitos vem se tornando a cada dia o maior obstáculo a ser superado, somos injustos, pois todos devem e podem sem exceção ter o direito a uma vida digna. É só olhar os noticiários, os jornais, livros e internet para ver que estão tentando tampar esses problemas ao invés de resolvê-los, pois por mais demorado que seja eles aparecem novamente e cada vez mais forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com