TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare As Respostas

Pesquisas Acadêmicas: Compare As Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

Gêneros textuais

Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.

Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a linguagem. Dessa forma, podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: anúncios, convites, atas, avisos, programas de auditórios, bulas, cartas, cartazes, comédias, contos de fadas, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias.

Quando falamos sobre os tipos textuais, está classificação está relacionada com a natureza linguística expressa pelos próprios tipos. E estes se classificam em narrativos, descritivos e dissertativos.

Um texto narrativo caracteriza-se pela sucessão de todos os elementos referentes à modalidade em questão, como narrador, personagens, discurso, tempo e espaço.

O descritivo é titulado pela descrição minuciosa de uma determinada pessoa, objeto, animal ou lugar, no qual as impressões são retratadas de maneira fiel.

O dissertativo tem como função a exposição de ideias, reforçadas em argumentos lógicos e convincentes acerca de um determinado assunto.

Resumo do texto – Leitura, texto sentido.

A leitura é vista por toda a sociedade como uma necessidade para o aprimoramento da mesma, da importância da leitura em nossa vida.

* Foco no autor

A leitura é o entendimento das ideias do autor. No texto produzido, o autor expressa suas ideias e cabe ao leitor captá-las da maneira como lhe é passado através do texto.

*Foco no texto

O leitor decodifica o texto, sendo a língua como um código. No texto, o leitor o vê como realmente e pelo reconhecimento das estruturas. Em ambas as situações, o leitor apenas faz uma reprodução das ideias do autor.

*Foco na interação autor- texto-leitor

O leitor entende e interage com o autor. As ideias expressas no texto, o leitor entende e daí, com seus conhecimentos interage com as ideias do autor, fazendo das dele uso para tal ação.

*A interação autor texto leitor

O leitor lê e constrói o sentido do texto com o que lhe é mostrado no texto e com seu conhecimento anterior.

-Estratégias de leitura

O leitor enquanto lê o texto, vai analisando,criando curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, questionando o que lê com seus conhecimentos anteriores.

-Objetivos da leitura

Toda a interação texto, autor e leitor dependem da vontade empregada na leitura.

*Leitura e produção de sentido

Os conhecimentos do leitor são necessários para uma boa interação com o texto.

-Leitura e ativação de conhecimento

É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois este dará o sentido que entende e a partir dos seus conhecimentos, valores, cultura e outros fatores.

-Pluralidade de leitores e sentidos

O mesmo texto pode ter vários sentidos uma vez que os conhecimentos, vivências e valores são diferentes de um leitor para outro.

-Fatores de compreensão da leitura

A relação entre texto, autor e leitor pode ser melhor ou pior, a medida que os fatores relativos aos integrantes desse quadro podem interferir.

- Autor/leitor

O texto para haver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com